Equipe formada por haitianos disputa a Terceirona do Carioca

Jogadores vão disputar a competição pelo Pérolas Negras

Por O Dia

Rio - O Campeonato Carioca da Terceira Divisão de 2017 promete ter um sotaque diferente. O Pérolas Negras, time composto por haitianos formados pelo projeto da ONG Viva Rio, poderá disputar a competição a partir da próxima temporada e os garotos, na maioria entre 17 e 20 anos, querem mostrar que têm condições de viver o sonho de carreira no futebol.

Com o termo de compromisso assinado ontem entre o Viva Rio e a Federação de Futebol do Rio (Ferj), será colocada nos regulamentos da entidade a equiparação de refugiados com os brasileiros nas competições. Assim, eles não entrarão no limite de cinco estrangeiros em campo.

Será a oportunidade de jovens haitianos — que estão treinando no CT dos Pérolas Negras, em Paty dos Alferes — disputarem competições oficiais no Rio para chamarem a atenção dos clubes. É o que querem Fenelon Marckerson, de 18 anos, e Oracius Wilmond, 19, que sonham alto no Brasil e na Europa.

Fenelon%2C Oracius e Jean Louis sonham jogar em grandes clubes do Rio e depois querem ir para a EuropaAMAURY ALVES/VIVA RIO

“Aprendi muito desde que cheguei (em janeiro). Meu sonho é ser profissional no Brasil, gosto mais do Vasco. E depois quero ir para o Barcelona”, disse Oracius, que já treinou com a seleção do Haiti.

“Expectativa de jogar contra os grandes e também atuar por Flamengo, Vasco, Cruzeiro ou Santos. E depois no PSG”, afirmou Fenelon, há dois anos no Brasil, onde jogou por Audax-SP e Cruzeiro.

A ideia do Viva Rio é pegar os jogadores do sub-17 que mais se destacarem no projeto social dos Pérolas, no Haiti, para virem ao Brasil, com visto de refugiados humanitários.

“Pretendemos jogar a Terceira Divisão e mesclar com brasileiros, que serão minoria. Queremos ser um centro formador e mostrar que no Haiti também tem talento para o futebol”, explicou o fundador da ONG, Rubem César. Para jogar, o Pérolas Negras precisará pagar à Ferj R$ 500 mil de inscrição.

Últimas de Esporte