Por pedro.logato

Rio - O regulamento do Campeonato Carioca de 2017 foi aprovado nesta quarta-feira na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). A competição terá modificações na fórmula, que terá uma fase preliminar e dois turnos, porém, os campeões do torneio não vão estar garantidos na decisão do Estadual. O torneio será disputado a partir do dia 11 de janeiro.

A fase preliminar terá seis equipes: o 11º (Tigres), 12º (Portuguesa), 13º (Cabofriense) e 14º (Bonsucesso) colocados da competição em 2016, além de Nova Iguaçu e Campos, que subiram da Segunda Divisão estadual. Duas delas avançam para a fase principal, e as outras quatro disputam quadrangular contra o rebaixamento.

Estadual do Rio de Janeiro teve mudança de formato Divulgação

A próxima fase vai ser disputada a partir de 28 de janeiro, com dois turnos (Taças Guanabara e Rio).  Haverá semifinais e finais em jogos únicos. Os campeões de cada um, que antigamente avançavam direto para a final do Estadual, agora garantem vaga para as semifinais da competição. Os outros dois semifinalistas serão as equipes melhores colocadas na classificação geral.

Nas semifinais dos turnos, os times com melhores campanhas nos grupos terão vantagem do empate. Na semifinal do campeonato, quem avança com igualdade no placar serão os campeões de cada turno. Em nenhuma final há a vantagem do empate. A semifinal geral será realizada em jogo único, enquanto a final terá ida e volta.

Grupos definidos

Flamengo e Botafogo estão em uma chave e Fluminense e Vasco na outra. Ao lado do atual bicampeão do Carioca estão: Volta Redonda, Bangu, Resende e o classificado em 1º lugar na fase preliminar. No grupo do Glorioso e do Flamengo estão: Boavista, Madureira, Macaé e o classificado em 2º lugar na fase preliminar


Você pode gostar