Copa América de Jiu-Jitsu 2016 terá regras da SJJSAF e lutas especiais

Atletas com síndrome de Down e paralisia cerebral participarão do torneio

Por O Dia

Rio - Uma das mais tradicionais competições de jiu-jistu do Rio de Janeiro chega a sua décima edição de cara nova. Pela primeira vez na história, a Copa América vai utilizar as regras da SJJSAF (Sport Jiu Jitsu South American Federation). A competição, inclusive, já contará pontos para o ranking de 2017 da Federação Sul-Americana. Apesar de ser a 10ª edição, o campeonato sempre teve um perfil amistoso e somente agora passa a fazer parte do calendário oficial de uma federação.

"A Copa América já virou tradição no calendário do jiu-jitsu carioca. Este ano chegamos à 10ª edição de um campeonato que o público gosta de participar e que normalmente reúne mais de 1.000 atletas. Quando o Cleiber Maia (presidente da SJJSAF) nos fez o convite para participarmos do calendário oficial achamos que era a hora de dar esse passo", explicou Raphael Abi-Rihan, organizador do evento.

Competição de jiu-jistu do Rio de Janeiro chega a sua décima edição de cara nova.Flashsport

A principal mudança será na regra, uma vez que os combates na SJJSAF não têm vantagens e os empates são decididos na golden score, sem limite de tempo.

"Acho que será uma mudança positiva. Já vimos que a regra sem vantagens deixa o combate mais dinâmico, pois ninguém quer ter que lutar sem tempo, até pontuar", explicou Abi-Rihan, que é diretor de campeonatos da SJJSAF.

Estreia do Jiu-jitsu adaptado

Outra novidade na Copa América deste ano será o jiu-jitsu adaptado. Três lutas especiais, envolvendo atletas com síndrome de down e paralisia cerebral, vão chamar a atenção do público para o jiu-jitsu como ferramenta de cidadania, inclusão e educação.

"Quem já trabalha com o jiu-jitsu adaptado sabe o quanto ele ajuda no dia a dia de indivíduos que têm algum tipo de necessidade especial. Essas lutas, além de permitir a integração dos atletas, chama a atenção da sociedade para a importância do esporte, seja ele qual for, na vida de todos", disse André Seabra, diretor de jiu-jitsu adaptado da SJJSAF.

Serviço:
Copa América 2016
Data: 10/12/2016
Local: Grajaú Country Club - Rua Prof. Valadares 262 - Grajaú
Horário: 9h
Informações e inscrições: www.abirihanjj.com.br

Últimas de Esporte