Rio - Jair Ventura foi eleito o técnico revelação do Brasileirão, na manhã da última segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. O treinador foi o grande responsável da virada do Botafogo, que no primeiro turno do Campeonato Brasileiro era um clube desacreditado e que estava na zona do rebaixamento e conseguiu terminar a temporada em quinto lugar, levando o Alvinegro à Copa Libertadores.
"A gente passa pela desconfiança, ainda mais por ser um treinador jovem e, por isso, só tenho que dar mérito ao meu presidente. Esperei 11 anos por essa oportunidade e não iria adiantar nada ter me preparado por tanto tempo, mas nunca acontecer. Então, tenho que agradecer ao Carlos Eduardo Pereira por ter confiado no meu trabalho. Foi muito bacana o que ele fez porque ele nunca me deixou como interino para ver o que ia acontecer. Já me efetivou, antes mesmo da primeira partida. Isso me deu confiança, o grupo abraçou a causa e tudo ficou mais fácil. Mas a maior dificuldade foi pegar o time na zona do rebaixamento porque eu sabia que uma queda marcaria minha carreira de forma negativa. E a gente não podia deixar um clube, do tamanho do Botafogo, disputar a segunda divisão", afirmou Jair Ventura.
O técnico ainda relembrou a dura trajetória que o time Alvinegro teve que passar para conseguir se recuperar e aproveitou o momento para elogiar os jogadores que segundo ele, "abraçaram a causa".
"Quando assumi, o Botafogo estava na 17ª colocação, na zona do rebaixamento, então nem pensávamos em Libertadores naquele momento. O nosso principal objetivo era fazer a pontuação para nos livrarmos matematicamente do rebaixamento e fomos atrás disso. Estreei contra o São Paulo, em um jogo muito difícil no Morumbi, e vencemos. O grupo me abraçou! Foi muito fácil esse trabalho ter acontecido porque os jogadores foram fantásticos, abraçaram a causa e juntos fomos muito fortes. Quando fizemos os 46 pontos, olhamos na tabela e já estávamos na zona de classificação para a Libertadores. E conseguimos essa vaga para dar de presente aos nossos torcedores", disse o técnico.