Por bferreira

Orlando - O mercado asi√°tico est√° bastante interessado na Florida Cup e em breve o torneio pode desembarcar em outro continente. O evento, que teve sua terceira edi√ß√£o disputada neste m√™s nos Estados Unidos e foi vencida pelo S√£o Paulo no s√°bado, deve passar a ter mais edi√ß√Ķes anuais e ultrapassar as fronteiras do pa√≠s.

"Pode ser que n√£o fique s√≥ nos Estados Unidos e v√° para outros pa√≠ses. N√£o vamos restringir somente ao m√™s de janeiro na Fl√≥rida. Nossa ideia √© fazer duas vezes por ano a partir de 2018, em janeiro e julho/agosto. A procura da √Āsia √© grande", explica Reinaldo Medrano, s√≥cio executivo da Florida Cup.

Ao lado dos fundadores da competi√ß√£o Ricardo Villar e Ricardo Silveira, ele festeja o crescimento exponencial do evento. "Na primeira edi√ß√£o tivemos quatro times em tr√™s dias. Depois foram nove equipes em dez dias. Agora j√° estamos com 12 times e acredito que tenha espa√ßo para mais alguns times, mas temos de respeitar a capacidade hoteleira e dos campos de treinamentos. √Č alta temporada em Orlando", explica.

A ideia principal √© usar uma competi√ß√£o internacional para que os clubes possam fazer sua prepara√ß√£o, trocar informa√ß√Ķes cient√≠ficas e compartilhar experi√™ncias. "O S√£o Paulo traduziu muito bem o conceito e a filosofia da Florida Cup. Fez a pr√©-temporada aqui", conta.

O time do Morumbi aproveitou para fazer ativa√ß√Ķes de marketing nos Estados Unidos e procurou aumentar a internacionaliza√ß√£o da marca, em busca de poss√≠veis fontes de receitas. Com isso conseguiu aliar a parte t√©cnica ao marketing. A diretoria distribuiu livros com a hist√≥ria do clube, com textos em ingl√™s e espanhol, na Fl√≥rida.

O Corinthians participou de a√ß√Ķes no parque Magic Kingdom, na Disney, e no jogo de basquete entre Orlando Magic e Milwaukee Bucks. Os atletas foram ao Amway Center e o atacante J√ī participou de uma brincadeira de arremessos. "O crescimento da Florida Cup passa por uma interliga√ß√£o de entretenimento com a realiza√ß√£o da Fan Fest. Queremos que a fam√≠lia do torcedor tenha outras atividades", diz Medrano.

Para 2018, j√° existe um pr√©-acordo com times da √Āsia. "Teremos a participa√ß√£o de um clube chin√™s e pretendemos ampliar para um japon√™s. Queremos ser um torneio internacional. Pretendemos limitar um pouco ou manter o n√ļmero de brasileiros, refor√ßando que venham de outros pa√≠ses. Nossa plataforma √© global."

A Florida Cup custou neste ano US$ 2 milh√Ķes (R$ 6,3 milh√Ķes). Os clubes recebem propriedades para que estejam engajados no projeto. Existe ainda o compartilhamento de receitas da TV e da bilheteria. "Os clubes t√™m o mesmo pacote de benef√≠cios. Escutamos que eles j√° sa√≠ram do Brasil com suas despesas zeradas", diz Medrano.

Por contar com o patrocínio de uma empresa aérea, o São Paulo não quis utilizar a parceira do torneio e trocou o benefício por outro. O Bahia, por exemplo, conseguiu patrocínio da prefeitura de Salvador.

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