Copa do Brasil começa com mais participantes e times com força máxima

Grande atrativo do torneio é o mesmo: o vencedor garante vaga na próxima edição da Copa Libertadores

Por O Dia

São Paulo - Para manter a fama de competição mais democrática do País, a Copa do Brasil chega mais inchada em sua 29.ª edição, que começa nesta quarta-feira e vai até 12 de outubro, quando será definido o campeão. Serão 91 clubes participantes - cinco a mais do que em 2016.

Manoel Flores, diretor de Competições da CBF, disse que 'O torneio será melhor do ponto de vista técnico'Reprodução CBF

O regulamento mudou e abre espaço para zebras. As duas primeiras fases do torneio serão disputadas em jogo único - no ano passado, eram dois confrontos, ida e volta. A renda da partida será dividida: 60% ao time classificado e 40% ao eliminado. Na rodada inicial, os grandes visitam os piores no ranking da CBF e têm a vantagem do empate.

Para Manoel Flores, diretor de Competições da CBF, a mudança no formato de disputa deixará a Copa do Brasil mais interessante. "Vale classificação, todos vão entrar com as equipes principais. O torneio será melhor do ponto de vista técnico", disse.

Por outro lado, a nova proposta da disputa esbarra na venda de mando de campo. O Princesa de Solimões, do Amazonas, receberá o Internacional em Cascavel, no Paraná. Já o Santos do Amapá acertou a transferência do confronto com o Vasco para a Arena das Dunas, em Natal. Segundo o presidente Luciano Marba, a decisão considerou o quadro financeiro do clube do Amapá. A CBF entende que a medida é um direito dos clubes, mas proíbe a venda do mando nas quatro últimas fases do mata-mata.

A entrada dos participantes da Copa Libertadores e dos campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro será nas oitavas de final. São os casos de Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Grêmio, Botafogo, Atlético Paranaense, Atlético Goianiense e Chapecoense, Santa Cruz e Paysandu. Para essa fase, também chegarão apenas cinco dos 80 times que iniciarão a primeira fase.

O grande atrativo do torneio é o mesmo: o vencedor garante vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

Últimas de Esporte