Conheça os oito clubes classificados para o mata-mata da Série C do Brasileirão

Os times de melhor campanha têm a vantagem de atuar em casa no jogo de volta e o gol fora continua valendo para critério de desempate

Por O Dia

Rio - Sobraram emoções neste sábado pela 18 ª rodada, a última da fase classificatória do Campeonato Brasileiro da Série C - a terceira divisão nacional. Os resultados dos 10 jogos definiram os quatro classificados restantes, bem como rebaixou mais dois clubes. Além disso, foram definidos os confrontos das quartas de final.

Estabelecido pelo regulamento, haverá o cruzamento dos dois grupos. O primeiro colocado de um grupo pega o quarto do outro e o segundo enfrenta o terceiro. Os novos confrontos são estes: Sampaio Corrêa-MA x Volta Redonda-RJ, CSA-AL x Tombense-MG, São Bento-SP x Confiança-SE e Tupi-MG x Fortaleza-CE.

Os times de melhor campanha têm a vantagem de atuar em casa no jogo de volta e o gol fora continua valendo para critério de desempate. As datas e locais dos jogos serão definidos pela CBF nesta segunda-feira.

RODADA 

Pelo Grupo A, Sampaio Corrêa e CSA já estavam classificados. O time maranhense perdeu em casa, por 3 a 2, para o Botafogo-PB, que chegou aos 21 pontos e escapou da queda para a Série D. O CSA buscou o empate por 1 a 1 com o Cuiabá-MT, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Este jogo atrasou 40 minutos por causa de um atendimento médico.

O Fortaleza confirmou o terceiro lugar, com 27 pontos, ao vencer por 1 a 0 o Moto Club-MA, rebaixado com 20, na Arena Castelão, em Fortaleza. O ASA-AL, com 13, já tinha caído. A quarta vaga ficou com o Confiança, com 25 pontos, que ganhou dos alagoanos por 2 a 1, em Arapiraca (AL). O Salgueiro-PE fez 2 a 1 no Remo-PA, mas ambos morreram abraçados na briga pela classificação.

No Grupo B, Tombense e Volta Redonda confirmaram o favoritismo e ficaram com as duas vagas restantes nas quartas de final, enquanto que o Bragantino-SP se livrou por um milagre do rebaixamento, que ficou na conta do Macaé-RJ.

O Tombense ficou com a terceira colocação, com 26 pontos, depois de segurar o empate sem gols justamente contra o Macaé, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ). O time fluminense terminou na vice-lanterna, com 19 pontos, e vai disputar a Série D no próximo ano.

Com o empate, a equipe de Tombos (MG) ultrapassou o Volta Redonda, que perdeu por 1 a 0 para o São Bento, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), mas ainda assim conseguiu se classificar na quarta colocação, com 25 pontos. O time sorocabano, por sua vez, confirmou a liderança com 31.

Único time que podia ultrapassar o São Bento, o Tupi se contentou com a vice-liderança após perder por 3 a 2 para o Bragantino, em pleno estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG) O resultado salvou a equipe de Bragança Paulista (SP), que se livrou do rebaixamento ficando com 21 pontos, na oitava colocação, depois de passar as últimas rodadas dentro da degola. Não vencia há quatro rodadas.

Nos outros jogos, times que poderiam ter se classificado até venceram, mas não foi o suficiente. É o caso do quinto colocado Joinville-SC e do sexto Botafogo-SP, que terminaram empatados com 25 pontos. Na Arena Joinville, em Joinville (SC), a equipe catarinense aplicou uma goleada por 8 a 1 sobre o Mogi Mirim-SP, lanterna com 13 e já rebaixado. Enquanto isso, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), o Botafogo-SP fez 5 a 3 no Ypiranga-RS, que terminou em sétimo com 21 pontos.

Últimas de Esporte