Botafogo aposta em postura ofensiva para bater o Bragantino no Nilton Santos

Glorioso tenta dar mais um passo rumo à Série A

Por O Dia

Rio - Para não cair na "armadilha do quase", o Botafogo inicia neste sábado a reta final da Série B do Brasileiro tratando cada jogo como uma decisão isolada. O Alvinegro recebe o Bragantino, às 16h, no Nilton Santos, e Ricardo Gomes aposta em uma postura ofensiva para transformar os números favoráveis em realidade o mais rapidamente possível.

Carleto retorna à lateral esquerda do Botafogo no duelo com o BragantinoVitor Silva / SSPress / Divulgação

A sólida campanha no campeonato não abre brecha para desconfiança. Faltando nove rodadas para o término da Série B, o Glorioso tem 99% de chances de acesso, o que, para a torcida, é considerado questão de tempo.

Internamente, a situação é tratada de outra maneira. Ricardo Gomes tenta frear a ansiedade e o otimismo exagerado. A larga experiência no futebol o deixa cético quando o assunto é probabilidade. O que vale para o treinador é o que acontece dentro das quatro linhas.

“Caminhar bem não quer dizer nada, o quase não vai a lugar algum. Somente depois do acesso nós vamos pensar no título. O foco são os três pontos contra o Bragantino. O grupo está concentrado e com o pensamento de chegar à Série A”, garantiu o técnico.

Com a intenção de fazer valer o mando de campo, Ricardo Gomes promoveu mudanças que tornam o Botafogo mais ofensivo. Tomas ocupará a vaga de Fernandes, lesionado, e Octávio a de Daniel Carvalho, que, recuperado de lesão na panturrilha, iniciará a partida no banco.

Nas laterais, os titulares Luis Ricardo e Carleto estão de volta. Na zaga, Giaretta assumirá o lugar de Roger Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Após 15 dias sem jogos, o Botafogo conta com o apoio da torcida para retomar a caminhada de retorno à Série A com mais três pontos.

Planejamento nas mãos de Lopes

As conversas para a renovação do contrato de Ricardo Gomes estão bem adiantadas, mas o treinador ainda não quer saber de planejamento para 2016. Totalmente voltado para o acesso do Botafogo à Série A do Brasileiro, o técnico deixará os primeiros passos para a próxima temporada sob o comando do gerente Antônio Lopes.

“Estou preocupado apenas com o Bragantino. Temos um profissional altamente capacitado, que é o Antônio Lopes, para fazer essa observação de oportunidades do mercado”, frisou Ricardo Gomes.

Contente com a possível permanência, o técnico só tem uma dúvida em relação ao próximo ano. Se fará nova cirurgia para tentar acabar com as dores no joelho direito que o atormentam desde o tempo de jogador.