Botafogo vence o Brasileiro de Barcos Longos e conquista hexa nacional

Os remados alvinegros ignoraram o vento na Lagoa e venceram as quatro primeiras provas da competição

Por O Dia

Rio - Depois de conquistar o título de penta campeão estadual de remo, no último dia 8, a equipe de remo do Botafogo sagrou-se hexacampeão Brasileiro de Barcos Longos neste domingo, no Estádio de Remo da Lagoa, ao vencer sete das nove provas disputas na competição. Em segundo lugar ficou o Flamengo, seguido do Grêmio Náutico União, em terceiro. O campeonato reuniu 270 atletas de 25 clubes de vários estados do país.

Os remados alvinegros ignoraram o vento na Lagoa e venceram as quatro primeiras provas da competição. No masculino e no feminino, os atletas do Double Skiff e Quatro Sem subiram no alto do pódio. A vantagem ficou ainda maior dando confiança e tranquilidade para os atletas seguirem em frente. Os medalhistas mundiais, Uncas Tales e Lucas Verthein garantiram o quinto ouro para o Botafogo e viram o Four Skiff Feminino vencer mais uma com participação de Isabella Ibeas e Dayane Pacheco. Na última prova, o Oito alvinegro chegou em primeiro e garantiu a conquista do título.

Botafogo levou título neste domingoDivulgação

O técnico das categorias de base do Botafogo, Paulinho, era um dos mais emocionados e vibrantes, exaltando o foco dos seus alunos para o êxito:

"Os atletas foram fantásticos. Todo mundo querendo treinar, evoluir e melhorar. A força do Botafogo veio daí. Tivemos pouco tempo, mas nosso trabalho, que já vem de anos, sempre faz a diferença nessas horas e acabou nos tornando hexacampeões hoje. Todo mundo esteve focado no que devia fazer, com a cabeça no lugar e se atentou para os mínimos detalhes. Esse esporte é muito rico, muito completo e nossos remadores tiveram equilíbrio durante esse campeonato para vencermos com folga. Agora eu olho para o futuro, querendo aumentar ainda mais essa hegemonia do nosso clube", avaliou Paulinho.

Para Paulo Carvalho, presidente da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro - FRERJ, a realização do Campeonato Brasileiro de Barcos Longos foi espetacular, transformando o Rio de Janeiro na capital do remo nacional. O esporte prevaleceu num clima de harmonia total, com presença de atletas de nível internacional, medalhistas mundiais, usando todos os equipamentos e instalações do legado olímpico.

O CT de Remo e Pararemo do Rio sediou todas as avaliações dos atletas, palestras e foi responsável pelo controle de doping do Campeonato Brasileiro de Barcos Longos. O CT é o único no Brasil para a modalidade e foi reconhecido pela FISA – Federação Internacional de Remo como referência na América Latina.

"Foi um marco para o esporte nacional e a final do campeonato contou com a presença de José Candido Muricy, representante do Ministério do Esporte, a colaboração do projeto Vasco da Gama, além de apoio da SUDERJ e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Não poderia ter sido melhor. Todos os envolvidos estão de parabéns", afirma Paulo Carvalho.  

A partir de amanhã até o próximo dia 27, o CT de Remo será sede da realização do módulo final do Curso para Treinadores de atletismo, canoagem ciclismo e remo promovido pela Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro. Segundo Marcelo Neves, diretor técnico do CT, essa parte do curso é um estágio internacional com um profissional considerado autoridade no esporte mundial. “Esse curso começou no ano passado, dividido em quatro módulos. A última parte do curso será no auditório do CT”, completa.