Parada para Copa das Confederações liga alerta e dá esperança no Brasileirão

Com cinco rodadas disputadas, clubes que começaram mal tentam consertar erros para segundo semestre

Por O Dia

Rio - Três jogos nesta quarta-feira - Santos x Atlético-MG , Grêmio x São Paulo e Portuguesa x Fluminense - concluem as cinco rodadas iniciais do Campeonato Brasileiro. A partir do próximo fim de semana, a competição para por 24 dias para a realização da Copa das Confederações no país. Motivo de lamentação para alguns e de comemoração para os outros.

Embalados na parte de cima da tabela, times como Coritiba, Vitória e Botafogo temem que a pausa possa atrapalhar pelo bom momento que passam, enquanto na parte de baixo, um período apenas de treinos é tudo que as equipes querem para tentar se reorganizar. E há ainda aqueles que na parte intermediária da tabela, que não passam por crises, mas que também pretendem aproveitar o período de descanso para deixar a casa em ordem.

Fluminense enfrenta a Portuguesa nesta quinta-feiraCarlos Moraes / Agência O Dia

Atual líder (ainda podendo perder a ponta para o Fluminense nesta quarta), o Coritiba vê a parada com bons olhos e pretende aproveitá-la para melhorar o padrão de jogo. De folga até o próximo domingo, o time inicia uma inter-temporada na próxima segunda-feira em Foz do Iguaçu.

"Precisamos corrigir alguns pontos na parte técnica do grupo e individual. Encontramos uma maneira de jogar e precisamos colocar em ação, por isso essa parada vai ser importante, vai nos dar tempo para a execução do trabalho", analisou o técnico Marquinhos Santos.

Já no Botafogo, a paralisação foi lamentada e rendeu até críticas ao calendário. "Pela sequência de jogos a que fomos submetidos, a parada é até boa para descansar e recuperar. Mas o ideal seria que continuássemos jogando para aproveitar o ritmo. Agora vai ser outra história. Você para de jogar um mês e tem que recondicionar a equipe, amistoso é outra coisa", disse Oswaldo de Oliveira"

Entre as equipes que já se preocupam em fugir da zona de rebaixamento, a parada pode ser a oportunidade ideal para fazer acertos. Santos e Atlético-MG, que ainda jogam nesta quarta, são dois dos principais times que esperam conseguir isso.

Atual lanterna, a equipe paulista tenta se reestruturar após a saída do técnico Muricy Ramalho e, especialmente, do atacante Neymar. Já a equipe mineira teve o início de Brasileirão comprometido pela atenção totalmente voltada à Copa Libertadores, mas o técnico Cuca já disse que pretende equilibrar a dedicação aos dois torneios.

No meio da tabela, a tendência também é de se enxergar mais o lado positivo do intervalo no Brasileirão. O Flamengo, por exemplo, pretende encontrar rapidamente seu novo técnico para substituir Jorginho, demitido na última semana, enquanto equipes como São Paulo, Inter e Corinthians querem acertar detalhes para entrar na disputa por lugares no G4.

"Temos que trabalhar todos os setores. Retomar a forma aguerrida, mas com qualidade técnica. Ter uma intensidade", disse o técnico da equipe gaúcha, Dunga, após a rodada do último fim de semana.

O Campeonato Brasileiro será retomado no final de semana posterior à final da Copa das Confederações, nos dias 6 e 7 de julho, em rodada com três jogos no sábado e sete no domingo.

Últimas de _legado_Brasileirao 2013