Por rafael.arantes

Brasília - O Clássico dos Milhões voltará a fazer jus a sua fama. Após tenebroso período com público abaixo das tradições, Vasco e Flamengo jogarão novamente para um estádio com mais de 50 mil pessoas, neste domingo, às 18h30, no Mané Garrincha. Desde o fechamento do Maracanã, em 2010, que o duelo não tinha tantos torcedores, mesmo com os dois clubes em momentos ruins e lutando na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro.

Nesses últimos três anos, coube ao Engenhão receber os 11 jogos entre os dois rivais, mas o estádio, com capacidade de 40 mil espectadores, ficou mais vazio do que cheio. Apenas duas vezes Vasco e Flamengo jogaram para um público superior a 30 mil pessoas em jogos decisivos: a final da Taça Rio de 2011 (33.946 pagantes), vencida pelos rubro-negros nos pênaltis, e a última rodada do Brasileiro de 2011 (34.064), que poderia dar o título ao Vasco.

Vasco e Flamengo se enfrentam neste domingoArte O Dia

Com média de apenas 19.596 pagantes por jogo no Engenhão, o Clássico dos Milhões vai retomar a tradição de ter a casa cheia em Brasília. O Maracanã poderia até ser o responsável pela volta das multidões, mas só terá essa honra ano que vem, já que o Mané Garrincha também será palco do clássico no segundo turno do Brasileiro.

“É um clássico tradicional, muito importante na história do futebol. Não é à toa que a torcida fez o seu papel e comprou ingressos antecipadamente para lotar o estádio”, elogiou Dorival Júnior.

Se a torcida abraçou o clássico, os clubes esperam dar a resposta em campo. Com técnico novo, o Vasco espera afastar a crise que o ronda e voltar a respirar no Brasileiro. Já o Flamengo tenta sair da zona de rebaixamento e iniciar uma arrancada na competição. Em jogo considerado vital por ambos os lados, quem sai ganhando são os espectadores.

“A responsabilidade em campo será dividida. É bom para o jogo. Quem erra menos, ganha. Você entra com essa responsabilidade repartida. É melhor quando ambas as equipes procuram a vitória”, disse Mano Menezes.

TERCEIRA VEZ EM BRASÍLIA
O clássico deste domingo será o 13º fora do Estado do Rio e o terceiro em Brasília. Vasco e Flamengo já se enfrentaram no Distrito Federal na inauguração do Estádio Municipal, em 1966, e em amistoso, em 1967, ambos os duelos com vitórias (2 a 1) do Vasco.

Você pode gostar