Por fabio.klotz

Rio - Fluminense e Vasco vivem situação delicada no Brasileiro. A dupla está na zona de rebaixamento e tenta escapar da degola. O clima dos torcedores é de pessimismo. Pelo menos para aqueles que votaram na enquete do O DIA, que perguntava quem cairá. A maioria (3.082 votos) acredita que os dois serão rebaixados.

Mais de mil internautas (1.181) acreditam que apenas o Fluminense vai ser rebaixado. Para 797 pessoas, o Vasco amargará a queda para a Segunda Divisão nacional.

Fluminense e Vasco não dependem apenas de si na luta contra a degola. Um deles, necessariamente, vai cair. O Tricolor, na 18ª colocação com 43 pontos, só consegue ultrapassar dois clubes: Vasco e Coritiba. O alívio do Flu passa pela queda do rival cruzmaltino. A salvação do Gigante significa rebaixar o Fluminense.

O Tricolor tem 85% de chances de queda, de acordo com o matemático Tristão Garcia. Para se salvar, o Fluminense precisa vencer o Bahia na casa do rival e torcer por tropeços de Vasco, encara o Atlético-PR fora de casa, e Coritiba, que enfrenta o São Paulo também fora de casa.

O Vasco, que ocupa o 17º lugar com 44 pontos, tem 83% de chances de cair para a Série B. Para escapar da degola, o Gigante precisa vencer e torcer por um tropeço do Coritiba ou por uma derrota do Criciúma (encara o Botafogo no Rio). O Cruzmaltino também pode se salvar com um empate. Neste cenário, precisa torcer por um tropeço do Fluminense e para o Coritiba perder por três gols de diferença (o Vasco superaria o Coxa no terceiro critério de desempate: maior número de gols pró).

Você pode gostar