Por rafael.arantes

Rio - Um domingo negro! A queda de Vasco e Fluminense para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2014 é um marco negativo para o futebol carioca. Desde o início da competição, em 1971, os times do Rio sempre marcaram presença em peso no torneio. No entanto, o ano que vem ficará para a história como o ano negro do futebol da Cidade Maravilhosa, com o menor número de representante: apenas Botafogo e Flamengo. O dia foi ainda mais trágico fora de campo. No duelo entre Atlético-PR e Vasco, em Joinville, as torcidas dos dois clubes brigaram na arquibancada, com cenas de selvageria, como pessoas sendo pisoteadas. Um domingo negro para o futebol do país.

Domingo negro marcou a vida de Vasco e Fluminense no futebol brasileiroArte%3A O Dia Online

Além de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, América, Americano, Bangu, Campo Grande, Goytacaz, Olaria e Volta Redonda já representaram o estado do Rio e integraram a elite do futebol nacional. A partir de 1989, apenas os grandes figuram na elite do futebol brasileiro.

Na década de 90, o Fluminense "iniciou" a crise do futebol carioca no Brasileirão. Em 1996, o Tricolor foi rebaixado, mas uma virada de mesa fez a equipe permanecer na Série A. A surpresa ficou para os anos seguintes, quando o time das Laranjeiras foi rebaixado consecutivamente em 1997 e 1998. Após disputar e vencer a Série C de 1999, o Fluminense foi convidado pela CBF para disputar a Copa João Havelange, que representou o Campeonato Brasileiro em 2000. Sem passar pela Série B, o Tricolor retornou à elite do futebol nacional e conquistou dois títulos, em 2010 e 2012.

Botafogo e Vasco também não escaparam da triste sina do rebaixamento e vivenciaram a queda já nos anos 2000. O Alvinegro não suportou a má fase de 2002 e foi parar na Segunda Divisão em 2003, retornando no ano seguinte, ao ficar com o segundo lugar da Série B (o campeão foi o Palmeiras). Já com o Vasco o caos foi em 2008. A equipe de São Januário terminou a Série A rebaixada com um time com ídolos como Edmundo e Pedrinho. Na ocasião da queda, um torcedor chegou a ameaçar se jogar da marquise de São Januário, mas foi contido pelos bombeiros.

Este é o terceiro rebaixamento carioca na era dos pontos corridos. O Vasco amarga o segundo, sendo as duas quedas num espaço de cinco anos. Até agora, apenas o Flamengo é a equipe carioca que nunca disputou a Série B do Brasileiro. Além disso, é o maior campeão nacional entre os times do Rio, com seis conquistas.

Você pode gostar