Atleta irregular da Lusa pode salvar Fluminense de queda

Equipe paulista pode perder quatro pontos e ser rebaixada

Por O Dia

Rio - Por essa o Fluminense — e seus torcedores — não esperavam. Um erro da Portuguesa, que escalou de maneira irregular o meia Heverton, na última rodada do Campeonato Brasileiro, pode rebaixar o time do Canindé e livrar o Tricolor da queda à Série B da competição. Mesmo erro teria cometido o Flamengo, que mandou a campo o lateral André Santos no duelo com o Cruzeiro — ele fora expulso na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR. O Flamengo, que se for punido ficaria na 16ª colocação, até corre o risco de queda, se o Vasco conseguir os pontos do jogo contra o Atlético-PR no STJD.

Portuguesa pode ser rebaixadaDivulgação

Expulso contra o Bahia, Heverton cumpriu suspensão automática contra a Ponte Preta e, julgado na última sexta-feira pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD, pegou dois jogos de suspensão. Como havia cumprido um, ele teria de ficar fora contra o Grêmio, mas entrou aos 32 minutos do segundo tempo no empate em 0 a 0, no Canindé. Com isso, o time paulista perderia quatro pontos (três da punição e o do empate com o Grêmio), ficando na 17ª posição com 44 pontos. O Flu, com 46, não seria rebaixado.

Segundo o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, a CBF enviará nesta quarta ao tribunal notícia de infração. “A CBF vai encaminhar comunicado de irregularidade. Ressuscitaram o Fluminense. Vão falar muito de tapetão, mas foi erro da Portuguesa. A lei é para todos”, disse Schmitt.

JURÍDICO ‘DESORGANIZADO’

Heverton, pivô da possível reviravolta no Brasileiro, deu a entender que o clube do Canindé realmente possa ter cometido um erro.

“Não estou sabendo de nada. Eu nem sabia que tinha julgamento. Eu achei que tivesse pego só um jogo, e cumpri contra a Ponte Preta. Ninguém da Portuguesa me falou nada. Tanto é que o Gilberto foi suspenso e não participou do jogo. Foi a segunda vez que fui expulso em cinco anos pela Portuguesa. Nem sei como funciona isso de julgamento. Se isso aconteceu mesmo, mostra que o departamento jurídico da Portuguesa é um pouco desorganizado”, disse o jogador.

Últimas de _legado_Brasileirao 2013