Por rafael.arantes
Publicado 22/01/2014 17:15

Rio - Dirigir um clube no ano de seu centenário é sempre um fato marcante e não será diferente para Antônio Carlos Roy. O treinador foi o escolhido pela diretoria do Madureira para ser o comandante da equipe tricolor na temporada em que completa 100 anos. O fato empolga e emociona o técnico, que admite um ano de muito trabalho e confia em sucesso.

"Estar aqui neste ano é motivo de muito orgulho. Ser escolhido para comandar o time no ano de seu centenário é uma mistura de satisfação, alegria e também de compromisso. Temos uma responsabilidade enorme de conduzir essa equipe neste ano marcante para o clube. Temos um ótimo projeto e uma expectativa muito boa. É um passo a passo que envolve briga por um bom lugar no Campeonato Carioca e o sonho de levar o Madureira para a Série B do Campeonato Brasileiro", disse.

Roy é o técnico do Madureira no ano do centenário do clube e busca voar alto em 2014Fernando Souza / Agência O Dia

Roy pode ser considerado um grande especialista no futebol do Rio. O treinador acumula passagem por Bangu, Resende, Cabofriense, América, entre outros, e confia na experiência como aliada para fazer o Madureira ter um bom rendimento na competição.

"Em todos esses anos que disputo a competição, sei de alguns detalhes, mas isso não pode representar tudo. Você precisa ter um grupo de qualidade e bastante motivado. É claro que a experiência conta muito no dia do jogo, como uma aliada, mas quem dita tudo é a semana... a preparação", comentou.

A experiência e o grande conhecimento do Campeonato, no entanto, vão conflitar com a mudança sofrida pela competição. Agora, o turno é único. O técnico faz um balanço negativo do fato para as equipes consideradas menores.

"Essa mudança é algo ruim para os clubes pequenos. Antigamente havia aquela briga com dois grandes por uma vaga na semifinal, mas agora a luta é direta com os quatro. A dificuldade aumentou. É difícil ser mais regular do que eles em toda a competição. É preciso estar muito bem preparado. Vamos nos esforçar ao máximo por uma boa campanha", analisou.

Experiente%2C Roy tem grande desafio no Campeonato CariocaAndré Luiz Mello / Agência O Dia

Estreia com pé direito para embalar a equipe

Se as mudanças no Campeonato passam a dificultar a vida dos clubes menores, o Madureira começou a temporada surpreendendo. A estreia no Carioca foi diante do Fluminense e o resultado foi muito além do esperado. A vitória por 3 a 2 deu à equipe um embalo maior e, mesmo com a derrota para o Boavista na segunda rodada, o Tricolor continua confiante.

"Foi uma grande estreia. Começar contra uma equipe grande e ter um resultado como esse é muito bom. O Fluminense jogou com praticamente 80% de seu grupo titular e conseguimos impor um bom jogo. É claro que isso também aumenta a nossa responsabilidade, porque temos de manter essa imagem. Mas foi legal para nos dar uma tranquilidade até na sequência de jogos que teremos", comentou Roy, que garante que o uso de time reserva por Botafogo e Flamengo visando à Libertadores não facilitará a vida dos adversários.

"Essas equipes mescladas também são de muita qualidade. Esses jogadores não estão em grandes equipes à toa. Você acaba jogando contra uma equipe mais jovem e mais motivada, mesmo sabendo que os titulares possuem um diferencial na qualidade também. Isso não modifica muita coisa para nós. Nós temos de estar focados e ultrapassar todas as barreiras que aparecem", acrescentou.

Robert fez um golaço e Madureira estreou com vitória no Campeonato CariocaCarlos Moraes / Agência O Dia

Calendário apertado preocupa o treinador

Se em 2013 o calendário do futebol brasileiro gerou um grande alerta entre as equipes do Brasileirão, o problema continua neste ano. Após atuar contra o Boavista nesta terça-feira, o Madureira vai encarar o Botafogo nesta quinta em razão do adiantamento da quarta rodada da competição. O fato acontece devido às datas dos jogos da Libertadores e é visto como negativo pelo técnico do Tricolor.

"Esses adiantamentos chegam a ser desumanos. Não tem como descansar, mal tem como treinar. Neste caso de agora, temos menos de 48h entre um jogo e outro. É muito preocupante não só para a equipe, mas de uma maneira geral para o Campeonato", disse Roy, que considerou um favorecimento ao Botafogo.

"Eles fizeram uma situação para ajudar e favorecer o Botafogo na Libertadores, mas esqueceram de nós. Tem de ser revisto", comentou.

Além do Carioca, Madureira sonha alto no Brasileirão

No ano do centenário, o Madureira quer voar alto. Na luta por uma boa colocação no Campeonato Carioca, o Tricolor vai buscar um diferencial no Campeonato Brasileiro. Na Série C, o time carioca vai à luta pela ascensão para a Segunda Divisão e, segundo Roy, a parceria com a Traffic pode ser um dos diferenciais.

"O projeto que o Madureira tem junto com a Traffic é uma grande aposta nossa. É uma parceria muito boa. Existe um objetivo muito grande de conseguirmos subir para a Série B. Esperamos realmente fazer uma grande competição e acho que esse apoio pode nos ajudar muito", finalizou.

Roy confia em temporada de sucesso do Madureira no ano do centenárioDivulgação


Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias