Com gol de Edmilson, Vasco derruba vantagem do Flu e decide Carioca com o Fla

Cruzmaltino volta a disputar uma final de Estadual, após dez anos

Por O Dia

Rio - Após dez anos, o Vasco está de volta a decisão do Campeonato Carioca e o adversário será o mesmo de 2004, o Flamengo. No Maracanã, o Cruzmaltino conseguiu a vaga ao vencer o Fluminense por 1 a 0, gol de Edmilson.

Diante do Rubro-Negro, o Vasco vai tentar sua 23ª conquista de Estadual e vencer um título que não vem desde 2003. Além disso, a equipe de São Januário vai tentar quebra um tabu de 26 anos sem vencer o maior rival em uma final de Carioca. As duas equipes se enfrentam em dois jogos nos próximos domingos, dia 6 e 13 de abril.

Edmilson fez o gol que levou o Vasco para a final do CariocaAlexandre Brum / Agência O Dia

O JOGO

Precisando da vitória para chegar a final, o Vasco teve mais a posse de bola na primeira etapa. Além disso, teve a primeira boa oportunidade do jogo. Aos 15 minutos, Douglas cruzou fechado e Valencia salvou, evitando que Edmilson marcasse o primeiro gol do jogo.

>>> FOTOGALERIA: Vasco bate o Flu e decide Carioca com o Flamengo

Quem marcou no primeiro lance foi o Fluminense, mas a jogada acabou invalidada. Carlinhos cortou para direita e chutou, no meio do caminho, Fred desviou para o fundo das redes, mas a atacante estava impedido. O Vasco deu a resposta logo depois. Edmilson recebeu dentro da área, se virou e chutou por cima do gol de Cavalieri.

Aos 29 minutos, Walter teve uma grande oportunidade. Conca cobrou falta e o atacante pegou de primeira para grande defesa de Marín Silva. Seis minutos depois foi a vez do Vasco. Diego Renan colocou a bola na cabeça de Everton Costa, que cabeceou para fora.

No fim da primeira etapa, as duas equipes tiveram duas grandes chances, mas apenas o Vasco aproveitou e conseguiu sair na frente. Primeiro, Walter recebeu belo passe de Fred e a bola explodiu no travessão. Depois, no último lance da primeira etapa, após cobrança de falta, a bola se ofereceu para Edmilson, que só empurrou para as redes.

O Fluminense começou a segunda etapa com uma modificação. Diguinho sentiu e Wagner entrou em seu lugar. O Tricolor se abriu e o Vasco passou a ser perigoso nos contra-ataques. Em um deles, Douglas recebeu de Everton Costa e bateu para boa defesa de Cavalieri.

Mesmo com a maior vocação ofensiva, o Fluminense não conseguia criar jogadas bem trabalhadas, apenas chutões e lançamentos longos era executados contra o campo do Vasco, que se defendia com tranquilidade.

No fim do jogo, o Tricolor até tentou iniciar uma pressão, mas acabou abusando de jogadas aéreas que não surtiram o efeito desejado e com isso, o Vasco garantiu sua vaga na decisão do Carioca.


FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 VASCO

Local: Maracanã, em Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Michael Correia (RJ)
Público: 15.925 pagantes
Cartões Amarelos: Valencia (FLU); Reginaldo, Douglas, Rodrigo, Martin Silva (VAS)
Cartões Vermelhos: -

GOLS: Edmilson, aos 44'/1ºT (0-1);

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivélton e Carlinhos; Valencia, Diguinho (Wágner, Intervalo), Rafinha (Biro Biro, 27'/2ºT) e Conca; Walter (Rafael Sobis, 16'/2ºT) e Fred - Técnico: Renato Gaúcho

VASCO: Martin Silva, André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan (Marlon, 35'/2ºT); Guiñazú, Pedro Ken e Douglas; Everton Costa, Reginaldo (Fellipe Bastos, 28'/2ºT) e Edmilson (Thalles, 34'/2ºT) - Técnico: Adilson Batista