Matemática do Carioca: veja as chances de classificação e a briga pelo título

Última rodada da competição nesta quarta-feira ainda definirá o campeão da Taça Guanabara, os classificados e quem cairá

Por O Dia

Rio - O Campeonato Carioca terá uma última rodada decisiva para quase todos os times. Ainda sem os quatro classificados para a semifinal definidos, três equipes ainda brigam por duas vagas. A disputa pelo título da Taça Guanabara está entre Flamengo e Botafogo. No fundo da tabela, cinco brigam para se manter na elite do futebol carioca. Todos os jogos serãos disputados às 22h.

Briga esquenta pelo título da Taça Guanabara e pelas vagas na semifinalArte

Com duas vagas ainda disponíveis para as semifinais, Vasco, Madureira e Fluminense entram na última rodada brigando entre si para ver quem chega à próxima fase. A situação mais tranquila entre os três é a do time cruzmaltino. Com o Volta Redonda pela frente, em São Januário, o Gigante da Colina precisa de apenas um empate para avançar. Caso seja derrotada, a equipe precisa torcer para que o Flu não vença.

LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Carioca

Já Fluminense e Madureira se enfrentam no Raulino de Oliveira e quem leva vantagem é o Tricolor Suburbano. Com 30 pontos, dois a mais que o Flu, o time precisa de apenas um empate para se garantir nas semifinais do Carioca. Caso perca, a equipe do subúrbio precisa torcer para que o Vasco seja derrotado pelo Volta Redonda. Ao Tricolor das Laranjeiras, apenas a vitória interessa para que se mantenha vivo no Carioca.

VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Carioca

Na ponta da tabela, a briga pelo título da Taça Guanabara se restringe a Flamengo e Botafogo. Líder com 35 pontos, o Fla precisa apenas vencer o Nova Iguaçu para se sagrar campeão. Caso empate ou perca seu jogo, o Mengão torcerá para que o Alvinegro não ganhe. Já o Botafogo, que tem 33 pontos, precisa vencer o Macaé e torcer para o Flamengo perder. Caso a Estrela Solitária vença e o Rubro-Negro empate, a definição do campeão pode ser feita até mesmo pelo número de cartões amarelos.

JogoLocalChances
Flamengo x Nova IguaçuMoacyrzãoSe vencer, Fla é campeão da Taça Guanabara; em caso de empate, precisa secar o Botafogo
Botafogo x MacaéNilton SantosPara ser campeão da Taça Guanabara, o Fogão precisa vencer e torcer por um tropeço do Flamengo
Vasco x Volta RedondaSão JanuárioPara se classificar, basta empatar; uma vitória garante o terceiro lugar; a conta para ficar em segundo é complicada: o Vasco precisa golear e torcer por uma derrota do Botafogo por muitos gols; a classificação só fica em risco se o Vasco perder por uma diferença de gols maior do que uma derrota do Madureira para o Fluminense
Madureira x FluminenseRaulino de OliveiraO Madureira joga pelo empate. Se perder, terá de torcer por uma derrota do Vasco com uma diferença maior do que a do seu revés; Para avançar, o Fluminense terá de vencer a decisão de quarta-feira.


Cinco equipes fogem das duas vagas para a Série B

A indefinição também acontece na parte de baixo da tabela. Cinco equipes ainda brigam para escapar da Série B 2016. A pior situação é de Nova Iguaçu e Boavista. Ambos os times têm apenas sete pontos e precisam vencer seus jogos, contra Flamengo e Friburguense, respectivamente, para evitar o rebaixamento. Caso empate, a equipe da Região dos Lagos precisa que o Barra Mansa perca por uma diferença de três ou mais gols. Já para o time da Baixada, a igualdade só serve caso o Boavista perca e a equipe do Sul Fluminense seja derrotada por uma diferença maior que quatro gols. 

O primeiro fora da zona de rebaixamento é o Barra Mansa com oito pontos. A equipe escapa da queda caso consiga uma vitória na partida contra o Tigres do Brasil, fora de casa. Em caso de empate, o Barra Mansa depende que Nova Iguaçu e Boavista não vençam seus jogos para permanecer na elite. Se perder, a equipe do Sul Fluminense precisa evitar que seja por uma diferença maior que três ou quatro gols em caso de empate de uma das equipes abaixo dela.

Já a Cabofriense, com nove pontos, também só precisa vencer a sua partida contra o Bonsucesso para se garantir na Primeira Divisão do Carioca. Em caso de empate ou derrota, a equipe da Região dos Lagos precisa torcer para que dois rivais dos três rivais abaixo dela percam: Nova Iguaçu, Boavista ou Barra Mansa.

O Tigres é quem tem a situação um pouco mais tranquila. Com 10 pontos, a equipe da Baixada Fluminense escapa do rebaixamento com um simples empate contra o Barra Mansa. Caso perca, o time terá de torcer para que Boavista, Nova Iguaçu e Cabofriense não vençam seus jogos.