Conmebol pune Jara por 'dedo bobo' em Cavani e o tira da Copa América

Zagueiro é punido em três jogos, está de fora da semifinal contra o Peru e não pode voltar em uma possível decisão

Por O Dia

Chile - O Chile terá um grande desfalque na missão de parar Paolo Guerrero na semifinal contra o Peru na segunda-feira à noite, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Santiago. Neste domingo, a Conmebol anunciou o zagueiro Gonzalo Jara foi suspenso por três partidas e multado em 7,5 mil dólares (cerca de R$ 23,5 mil) devido à dedada que deu em Cavani nas quartas de final entre Chile e Uruguai, na última quarta-feira.

Em comunicado oficial, a federação chilena disse acatar a decisão da Conmebol, mas pediu o mesmo rigor no julgamento aos jogadores uruguaios - sete deles foram denunciados à entidade.

"A Gerência de Comunicações da Federação de Futebol do Chile informa que lamenta a decisão, mas a acata. Entretanto, a federação tem confiança que se aplicará o mesmo rigor também aos jogadores da seleção uruguaia, que foram denunciados por ter agrededido o assistente da partida e jogadores chilenos, além de ter faltado com respeito aos árbitros e ao público presente no estádio", disse o comunicado.

Por dedada em Cavani, Jara foi suspenso por três jogos e não entra mais em campo no Copa AméricaReprodução TV

Assim, o treinador Jorge Sampaoli, que não gostou da denúncia feita contra Jara, terá que refazer sua defesa para a semifinal. A opção mais simples é escalar o reserva imediato da zaga e antigo titular José Rojas. Mas o argentino também pode colocar na posição o lateral Miiko Albornoz, pela sua estatura, para conter melhor o jogo aéreo do Peru, ou o até o volante Francisco Silva, o que parece a alternativa menos provável.

Cavani, expulso pela reação à provocação de Jara, também será julgado, porém apenas após o fim da Copa América. Além do atacante, mais seis uruguaios foram denunciados por incidentes nas quartas de final contra o Chile: O goleiro Muslera, os zagueiros Godín e José Giménez, o lateral Fucile, outro que também foi punido com o cartão vermelho, o meia Álvaro González e o atacante Stuani.

Últimas de _legado_Copa América