Classificada para a Copa de 2014, Bósnia vive momento de glória

Seleção já é considerada no país como "geração de ouro"

Por O Dia


Bósnia - A seleção da Bósnia e Herzegovina vive um momento de glória. Pela primeira vez, a seleção se classificou e está garantida na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. O país sem grande tradição no futebol deixou pra trás a Grécia, favorita do Grupo G das Eliminatórias da Europa.

Atualmente, o futebol bósnio vive um momento de franca ascenção. Conhecido por seu caráter bastante ofensivo, a seleção da Bósnia vem sedenta pela oportunidade recém-conquistada e, ao mesmo tempo, tranquila em sua condição de novata no Mundial.

Edin Dzeko%2C jogador de maior destaque da Bósnia%2C é artilheiro das eliminatórias europeias Divulgação

A equipe do técnico Safet Sucic, de 58 anos, tem o mérito de melhor ataque das Eliminatórias da Europa. Os "dragões", como a seleção é conhecida na Bósnia, já recebem mesmo o título de "geração de ouro", tamanha é a expectativa acerca da atual equipe e está na 15ª colocação no Ranking Mundial da FIFA. Essa é a melhor colocação já alcançada pelo país de 4,6 milhões de pessoas, que subiu seis posições em relação à última copa.

Os dois jogadores de maior destaque da equipe são o atacante Edin Dzeko, atualmente no Manchester City e seu Vedad Ibisevic, do time Stuttgart. Respectivamente artilheiro e vice-artilheiro do classificatório europeu. O agarrador Asmir Begovic também não passa despercebido e vem brilhando cada vez mais e já foi considerado o "Ídolo da Bósnia".

Agora basta esperar pra ver o que pode ser a mais surpreendente seleção do Mundial do próximo ano.

Últimas de _legado_Copa do Mundo