Nigéria busca alegrias no futebol para alegrar a vida do povo

Um dos países africanos com mais tradição no futebol, sonha ser uma nação poderosa no futuro

Por O Dia

Nigéria - A Nigéria é um país envolvido em grandes números. Maior população negra do mundo, o que tem mais habitantes na África e um dos que mais crescem economicamente no planeta. Também é a seleção de maior tradição no futebol do continente — ao lado de Camarões —, credenciada sobretudo pela medalha de ouro olímpica conquistada em 1996, quando um gol de Kanu eliminou o Brasil.

Apesar da expectativa em relação a um futuro social melhor, o presente é sombrio e a Nigéria ocupa a posição de número 153 — entre 186 países — no ranking de desenvolvimento humano (que avalia riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores). A desigualdade é gigantesca. Tanto que nenhum país na África tem tantos bilionários. São 20 na Nigéria entre os 55 registrados no continente.

Victor Moses é o destaque da seleção nigeriana Reuters

CINEMA É INDÚSTRIA FORTE

Para amenizar a enorme dependência da produção de petróleo, o governo tenta diversificar a economia. O país exporta itens como cacau, café, inhame, amendoim, banana e azeite de dendê.
Na culinária, é praticamente proibido recusar uma rabada. Além disso, a sopa de inhame, feita com pimentão, carne de vitela ou cabra e peixe, além de muita pimenta, é das mais apreciadas.

Na cultura, os nigerianos são bons no cinema. A Nigéria tem a terceira maior indústria cinematográfica do mundo e só fica atrás da americana (Hollywood) e da indiana (Bollywood).
No entanto, produz mais que as concorrentes, chegando a 1.200 filmes por ano e movimentando valor superior a 200 milhões de dólares.

Com mais de 250 dialetos no país, o governo instituiu o inglês como língua oficial. A parte tribal nigeriana é muito presente. Em algumas regiões, as mulheres fazem marcas com cortes na pele representando fases importantes de suas vidas. Quando cicatrizam, os cortes ficam parecidos com uma renda e são considerados símbolo de beleza.</CW><CW-19>

Diferentemente do Brasil, a poligamia é praticada livremente no país em que mais de 50% dos habitantes são islâmicos. A Nigéria também enfrenta um grande drama: é um das nações com mais casos de Aids no planeta. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas vivam com o vírus HIV.