Por rafael.arantes

Rio - Dividido pelos hemisférios Norte e Sul, o Equador é um pequeno país do leste da América do Sul, um pouco maior que o estado de São Paulo. Localizado entre a Colômbia e o Peru, o país é banhado pelo Oceano Pacífico e tem grande tradição no pescado.

A diversidade climática e de cenários no país são um atrativo a parte: uma costa tropical, a fria serra andina, os vulcões e a neve, a misteriosa selva Amazônica e o Arquipélago de Galápagos, um conjunto de 13 ilhas, das quais apenas quatro são habitadas. Desde a visita do biólogo inglês Charles Darwin, Galápagos é o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Equador vai disputar a Copa de 2014Reuters

Um fato curioso é que o Equador está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, uma região alinhada por vulcões terrestres e submarinos em falhas no oceano. É lá que se encontra o mais alto vulcão em atividade no mundo, o Monte Cotopaxi, nos Andes, com 5.897m. Além dos vulcões, o país possui recursos substanciais em petróleo, representando 50% dos ganhos com extração nos últimos anos.

Apesar de Quito ser a capital do país, a maior cidade e a mais importante economicamente é Guaiaquil. Rodeada por vulcões andinos e a 2.800 metros de altitude, a capital tem como principal destaque seu bem conservado centro histórico, que lhe garantiu ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1978. Outra beleza do país é cidade colonial de Cuenca, com suas igrejas e edifícios coloniais e ruas e calçadas de pedras e uma deliciosa atmosfera da América hispânica.

FUTEBOL EM ASCENSÃO
No futebol, os equatorianos estão em melhora progressiva e irão participar da terceira Copa em sua história após a presença em 2002 e 2006. O sonho é repetir o feito do Mundial da Alemanha, quando o time caiu nas oitavas de final para a Inglaterra. O principal título da seleção é o Pan de 2007, realizado no Rio de Janeiro.

Já pensou estar em duas partes do mundo ao mesmo tempo? No Equador é possível.

Você pode gostar