Nossos convidados: Uruguai é responsável pela maior derrota do futebol do Brasil

País se destaca por belezas naturais e está em modernização

Por O Dia

Uruguai - Brasil e Uruguai têm antiga e consistente política de boa vontade. No último século, os dois países sofreram com as mazelas das ditaduras militares. No caso brasileiro, muitos exilados políticos conseguiram refúgio no Uruguai = até o ex-presidente João Goulart, que viveu lá entre 1967 e 1973. Porém, quando o assunto é futebol, a rivalidade ganha contornos muito especiais.

Ghiggia foi o carrasco da seleção brasileira na Copa de 1950Deisi Rezende / Agência O Dia

A equipe é conhecida como Celeste Olímpica por causa de uma vitória do River uruguaio sobre o Alumni Portenho na década de 10 e do bicampeonato olímpico conquistado em 1924 e 1928, em Paris e Amsterdã, respectivamente. Os uruguaios são responsáveis pela maior derrota do futebol brasileiro em toda a história. No dia 16 de julho de 1950, a Seleção jogava por um empate no Maracanã para conseguir seu primeiro título mundial, mas um gol de Ghiggia, aos 38 minutos do segundo tempo, calou 200 mil torcedores. O estádio virou um grande velório e o episódio ficou conhecido como Maracanazo.

O Uruguai é um dos países mais antenados da América do Sul. Foi o primeiro a legalizar o divórcio, em 1907. Vinte e cinco anos depois, aprovou o voto feminino. Mais recentemente, em 2007, foi o primeiro sul-americano a legalizar a união civil de gays e, seis anos depois, aprovou o casamento. No ano passado, o presidente José Mujica conseguiu aprovar uma medida que legaliza o cultivo, a venda e o consumo de maconha.

O uruguaio não larga seu chimarrão e o leva para todos os lugares, faça chuva, sol, calor ou frio. A culinária do país é riquíssima, mas nada dá mais prazer à população local do que um bom churrasco. O país é conhecido por ter uma das melhores carnes do planeta e se orgulha muito disso. Os uruguaios gostam de degustá-la tomando um medio y media, uma bebida que mistura vinho branco e champanhe. Para a sobremesa, um belo doce de leite é uma das boas opções. Certamente imperdível.

Últimas de _legado_Copa do Mundo