Por bernardo.argento

Argélia - Quem pensa na Argélia como uma nação africana com baixa expectativa de vida e índices humanos terríveis está enganado. O país, onde as pessoas vivem em média 72 anos, se encontra em 93º lugar quando o assunto é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem próximo do Brasil, que ocupa a 85ª posição.

Quando a questão é futebol, a Argélia é mais lembrada por ser o local de nascimento dos progenitores de um grande craque. Smail e Malika Zidane são pais de Zinedine Zidane, maior jogador da história do futebol francês. Argelinos, se mudaram em 1953 para a França, onde o carrasco da seleção brasileira nasceu, em 1972. Dentro de campo, as Raposas do Deserto, como é conhecida a seleção local, jamais tiveram um craque como o francês e vão para sua terceira Copa sonhando passar da primeira fase — caíram em um grupo com Bélgica, Rússia e Coreia do Sul.

Os argelinos são religiosos e 99% da população é muçulmana, com apenas 1% de católicos. Nas ruas da capital Argel, é quase obrigatória o uso da burca entre as mulheres.

Embora tenha praias e seja banhada pelo mar Mediterrâneo, 87% do território é de deserto, onde se encontra uma parte do Saara, tão grande que, se fosse um país, seria o quinto maior do mundo, maior que os Estados Unidos com seus 9,4 milhões de quilômetros de areia.

Na década de 90, a Argélia viveu um grande ciclo de violência causado pela renúncia do presidente Chadli Bendjedid, por pressão dos militares. Mohamed Boudiaf chegou ao poder, mas em junho foi assassinado em frente de câmeras de TV pelo tenente do exército Lembarek Boumarafi, que confessou o assassinato em nome dos islamitas. Estima-se que mais de 150 mil argelinos morreram durante este período, que só foi apaziguado em 1999.

Grande parte da economia argelina vem das fontes de energia. A nação tem a sétima maior reserva de gás natural do planeta e é o segundo maior exportador de gás. Uma boa parte desse gás é exportada para a Europa por uma tubulação que passa pelo Mar Mediterrâneo e chega pela Itália. O país ainda tem boas reservas de petróleo.

Você pode gostar