Löw e Neuer dão status de final à fase de grupos da Copa para a Alemanha

No 'grupo da morte' deste Mundial, seleção europeia ressalta importância de vencer Portugal na estreia sem se preocupar com as condições físicas de Cristiano Ronaldo

Por O Dia

Salvador - Com Estados Unidos, Gana e Portugal, a Alemanha compõe o Grupo G, o mais equilibrado desta Copa do Mundo. Com surpresas já acontecendo na competição, como a vitória de Costa Rica diante do Uruguai, a seleção europeia vai dar importância de decisão aos jogos já na estreia, contra Portugal, nesta segunda-feira, na Fonte Nova.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

"De certa forma, é como se fosse uma final. Depois do jogo saberemos exatamente em quais condições estaremos na competição", disse o goleiro Neuer em coletiva de imprensa neste domingo, em Salvador. "Conhecemos bem Portugal e sabemos que tem bastante qualidade. É uma seleção muito difícil de bater, mas estamos preparados e temos todos os jogadores à disposição, o que é sempre bom quando se inicia uma competição como esta", completou o técnico Joachim Low.

Neuer vê jogo contra Portugal com status de decisãoEfe

Para implantar esse clima de final em seu elenco, o técnico ressaltou a longa preparação feita para a Copa, desde o meio de maio, começando no Tirol do Sul até chegar ao centro de treinamento construído em Santa Cruz Cabrália, no litoral da Bahia. "Esses dias que antecederam o jogo foram importantes, a equipe se uniu mais. Às vezes as seleções têm esse problema, eles (jogadores) não se unem. Esse período no Tirol do Sul e no Brasil nos deu um astral muito bom."

Embora esteja hospedada na Bahia, a seleção alemã se preocupa com o calor do Nordeste do Brasil, ainda mais com o jogo diante de Portugal marcado para as 13h. Com alguns jogadores finalizando processo de recuperação de lesões, Low preferiu não culpar o clima por antecipação: "Não há diferença em relação ao nosso CT e Salvador. Fizemos uma escolha muito consciente, chegamos antes para nos prepararmos. Os jogadores levaram alguns dias para se ambientar com clima e fuso, alta umidade, é muito quente. Começar o jogo perto da hora do almoço pode ter algum efeito. Não vamos reclamar das condições, temos de conviver com elas e seguir adiante."

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Assim como a Alemanha, Portugal também convive com problemas físicos de jogadores. Mas no caso dos lusitanos a dúvida paira sobre Cristiano Ronaldo, por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda e de uma inflamação no joelho. O melhor jogador do mundo foi poupado de amistosos e, há quatro dias, disse estar 99,9% recuperado. "Não conheço o Cristiano Ronaldo, não posso dizer se ele está em condições físicas, amanhã vamos saber. Não será um jogo fácil, é uma grande equipe , quero enfatizar isso aqui. Temos três finais, estamos começando contra um adversário muito forte", concluiu Neuer.

Reportagem: Thiago Rocha

Últimas de _legado_Copa do Mundo