Xavi está de saída do Barcelona, segundo  imprensa espanhola

Definição foi feita junto com seu empresário durante a Copa do Mundo

Por O Dia

Espanha - Ídolo do Barcelona, o meia Xavi, de 34 anos, está disposto a deixar o clube, uma decisão que inclusive já passou a pessoas mais próximas e que anunciará publicamente nos próximos dias, de acordo com a imprensa espanhola. A definição do jogador mais vitorioso da história do Barça foi feita após reunião que ocorrida há poucos dias com seu representante, Ivan Corretja, com o presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, e o diretor técnico, Andoni Zubizarreta.

A princípio, a decisão de Xavi dependia de um encontro com o novo técnico, Luis Enrique, mas depois que o meia ficou sabendo que não teria um papel relevante nos planos do treinador, optou por encerrar a passagem pelo Barcelona, único clube que defendeu na carreira. Após a reunião, o Barcelona teria facilitado a saída do jogador, cujo contrato expira em junho de 2016, e poderia oferecer benefícios para simplificar o acordo.

Xavi foi homenageado no Camp Nou por seus 700 jogos com a camisa do BarçaEfe

Segundo diferentes fontes, o jogador anunciará oficialmente sua decisão nos próximos dias, e o clube organizará uma entrevista coletiva de despedida, como ocorreu com o zagueiro Carles Puyol, na qual Xavi explicará os motivos que o fizeram tomar a decisão. Há 23 anos no clube, sendo 16 no elenco principal, o meia ainda tinha dois anos de vínculo e um salário elevado, com valores que chegariam a cerca de 25 milhões de euros (R$ 75,9 milhões) brutos nas duas próximas temporadas.

Com a saída de Xavi, peça essencial no "tiki taka", estilo de jogo da equipe na época dourada do Barça, o clube catalão começará uma temporada cheio de mudanças, uma vez que, contando com Carles Puyol e Víctor Valdés, três líderes do elenco não estarão mais presentes. Várias propostas já foram apresentadas ao meia, de acordo com as fontes. A mais tentadora é do Catar. Outra opção de Xavi é jogar na liga americana, já que recebeu uma oferta do New York City FC.

Últimas de _legado_Copa do Mundo