O mapa da Copa! Confira o que está em jogo na última rodada da primeira fase

Saiba o que cada seleção precisa para avançar às oitavas

Por O Dia

Rio - A partir desta segunda-feira, a Copa do Mundo entra em fase decisiva. Com quatro jogos por dia até a quinta-feira, a última rodada do Mundial vai reduzir os participantes em 50%. Apesar de algumas seleções já estarem eliminadas e só entrarem em campo para cumprir tabela, os próximos quatro dias da competição vão servir parar definir outras equipes que voltam para casa e também o caminho final dos times que ainda vão continuar com o sonho de chegar até a decisão no Maracanã.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Além das 18 seleções que voltam para casa, a Copa do Mundo acaba também para algumas sedes. Esta é a última semana com jogos em quatro cidades brasileiras. Casos de Curitiba, Natal, Manaus e Cuiabá, que foram palcos apenas das partidas da primeira fase da competição.

Abaixo, você confere um guia, grupo por grupo, do que está em jogo na Copa do Mundo.

Grupo A

Brasil precisa de um empate para se classificarAndré Mourão / Agência O Dia

Anfitrião e considerado um dos grandes favoritos ao título da Copa do Mundo, o Brasil ainda não tem sua vaga nas oitavas de final assegurada. Com quatro pontos, a Seleção lidera a chave, porém, com a mesma pontuação do México. Além das duas equipes, a Croácia tem chances de classificação. Lanterna do grupo, a equipe de Camarões está eliminada. Nesta segunda, às 17 horas, os brasileiros enfrentam os africanos, em Brasília, precisando apenas de um empate para avançar. Caso o Brasil ganhe a sua partida e o México não vença por uma quantidade de gols superior à da vitória brasileira, a equipe garante o primeiro lugar no grupo. No mesmo dia e horário, os europeus encaram os mexicanos na Arena Pernambuco. Quem vencer o confronto fica com a vaga. As duas equipes podem se classificar juntas caso empatem e o Brasil perca para Camarões. Neste caso, com México em primeiro e Croácia em segundo. Os dois classificados desta chave enfrentam Holanda e Chile nas oitavas de final.

PartidaDataHorárioEstádio
Camarões x Brasil23/0617:00Mané Garrincha / Brasília
Croácia x México23/0617:00Arena Pernambuco / Pernambuco

Grupo B

Holanda tem vantagem de empate contra o Chile para garantir primeiro lugarReuters

?Atual campeã do mundo, a Espanha era a grande favorita a avançar no Grupo B, mas acabou eliminada com uma rodada de antecedência. Chile e Holanda dominaram a chave e avançaram sem sustos. Na última rodada, as duas equipes se enfrentam na Arena Corinthians, nesta segunda, às 13 horas. Para ficar com o primeiro lugar do grupo, os europeus só precisam do empate, já os chilenos necessitam da vitória. No mesmo dia e horário, Austrália e Espanha fazem um duelo, apenas pela honra, na Arena da Baixada. Chile e Holanda enfrentam os dois primeiros colocados do Grupo A na próxima fase.

PartidaDataHorárioEstádio
Austrália x Espanha23/0613:00Arena da Baixada / Paraná
Holanda x Chile23/0613:00Itaquerão / São Paulo

Grupo C

Colômbia dominou o Grupo CReuters

?Considerado um dos grupos mais imprevisíveis da Copa do Mundo, a chave envolvendo Colômbia, Costa do Marfim, Japão e Grécia chega à última rodada com um largo domínio sul-americano. Sem o seu principal jogador, Falcao García, cortado do Mundial pouco tempo antes do começo, a equipe latina venceu seus dois primeiros jogos e se classificou com antecedência para as oitavas. A última vaga está em aberto para as três seleções. A Costa do Marfim leva vantagem por estar em segundo lugar com três pontos. Para avançar, os africanos precisam de uma vitória simples sobre a Grécia, nesta terça-feira, em Fortaleza. Os gregos também têm chance, mas precisam vencer e torcer para um tropeço do Japão, já que estão atrás dos nipônicos em saldo de gols. As duas equipes têm apenas um ponto. Os asiáticos encaram os colombianos, em Natal. Para passar de fase, precisam vencer e contar com um tropeço da Costa do Marfim. Os sul-americanos brigam apenas pelo primeiro lugar da chave, que será assegurado apenas com um empate na Arena Pantanal. A Colômbia e o segundo classificado enfrentam Costa Rica e o outro qualificado do Grupo D.

PartidaDataHorárioEstádio
Japão x Colômbia24/0617:00Arena Pantanal / Mato Grosso
Grécia x Costa do Marfim24/0617:00Castelão / Ceará

Grupo D

Costa Rica foi a grande zebra da primeira faseCarlos Moraes

Chamado de o Grupo da Morte antes da Copa do Mundo, o Grupo D eliminou duas seleções campeãs do Mundo. A primeira delas foi a Inglaterra, que com duas derrotas está eliminada e fará da última partida da Costa Rica a sua despedida da competição. A equipe da América Central foi a grande surpresa da primeira fase do Mundial, com vitórias sobre Uruguai e Itália, sendo a única seleção do grupo a garantir vaga antecipada para a segunda fase da competição. Para garantir o primeiro lugar, os latino-americanos jogam por um empate na terça-feira, às 13 horas, no Mineirão. Já Uruguai e Itália fazem uma verdadeira final no mesmo dia e horário em Natal. Para avançar, os europeus jogam por um empate. Quem vencer se classifica. A Costa Rica e a outra equipe qualificada encaram nas oitavas a Colômbia e a outra seleção que passar pelo Grupo C.


PartidaDataHorárioEstádio
Itália x Uruguai24/06 13:00Arena das Dunas / Rio Grande do Norte
Costa Rica x Inglaterra 24/06 13:00Mineirão / Minas Gerais

Grupo E

França precisa apenas de um empate para garantir sua vagaReuters

?Sem Ribéry e Nasri, a França perdeu um pouco do seu favoritismo na Copa do Mundo. Porém, os europeus não tiveram dificuldades nas primeiras rodadas do Grupo E. Diante de Honduras e Suíça, duas goleadas. Os campeões de 1998 ainda não garantiram vaga matematicamente, mas para ficar fora, vão ter de sofrer uma goleada do Equador, na próxima quarta-feira, no Maracanã, às 17 horas. Além disso, a Suíça também terá de golear Honduras, no mesmo dia e horário, em Manaus. A outra vaga ainda está em aberto, os sul-americanos estão em segundo lugar pelo saldo de gols, porém, as três equipes têm chances de classificação, mas precisam vencer e torcer por tropeços dos rivais. Os vencedores da chave encaram os campeões do Grupo F.

PartidaDataHorárioEstádio
Honduras x Suíça25/0617:00Arena da Amazônia / Amazonas
Equador x França25/0617:00Maracanã / Rio de Janeiro

Grupo F

Messi garantiu a Argentina nas oitavasEfe

?A Argentina não mostrou um futebol brilhante nos dois primeiros jogos, mas contou com a estrela de um craque: Lionel Messi. O camisa 10 decidiu contra Bósnia e Irã e classificou os hermanos para as oitavas de final. Considerada a principal favorita para ficar com a segunda vaga, a Bósnia decepcionou e acabou eliminada, depois de perder suas duas partidas na chave. Na última rodada, Irã e Nigéria brigam por um vaga. Os africanos enfrentam os argentinos e jogam por um empate para avançar. Resultado esse que garante a primeira colocação no grupo para os sul-americanos. Para se classificar, os iranianos precisam vencer a Bósnia e torcer por um tropeço dos africanos contra os hermanos. A Argentina e a outra seleção que se classificar enfrentam os vencedores do Grupo E.

PartidaDataHorárioEstádio
Nigéria x Argentina25/0613:00Beira Rio / Rio Grande do Sul
Bósnia x Irã25/0613:00Arena Fonte Nova / Bahia

 Grupo G

Chances de classificação de Portugal são remotasErnesto Carriço

Favoritos absolutos na chave, Alemanha e Portugal não encontraram a facilidade esperada. Os portugueses que o digam. A seleção de Cristiano Ronaldo ainda tem chances, porém remotas de se classificar para a próxima fase. Os tricampeões do Mundo lideram, mas têm a companhia dos Estados Unidos, que têm a mesma pontuação dos germânicos. Na última rodada, norte-americanos e alemães se enfrentam. Um empate garante a vaga para ambas as equipes. No outro jogo da chave, Gana e Portugal ainda sonham, porém, os africanos têm mais chances de classificação. Precisam vencer e torcer por uma derrota dos Estados Unidos, além disso precisa tirar uma diferença de dois gols de saldo. Já os europeus também precisam vencer e de uma derrota no outro jogo, porém, o saldo para ser tirado é de cinco gols. Os dois campeões da chave encaram a Bélgica e mais uma seleção do Grupo H.

PartidaDataHorárioEstádio
Estados Unidos x Alemanha26/0613:00Arena Pernambuco / Pernambuco
Portugal x Gana26/0613:00Mané Garrincha / Brasília

Grupo H

Argélia tem boas chances de avançar no Grupo HReuters


?Se não encantou como prometia, a Bélgica fez a sua parte. Com duas vitórias, os europeus garantiram com uma rodada de antecedência a vaga nas oitavas de finais. Na última partida da primeira fase, os europeus encaram a Coreia do Sul. Para garantir a primeira colocação, os belgas precisam empatar. Sonhando com a classificação, os asiáticos precisam vencer, torcer contra uma vitória argelina diante da Rússia e ainda tirar a diferença de saldo para os africanos ou para os russos, dependendo da equipe que chegar aos quatro pontos. Em melhor situação está a Argélia, que precisa de uma vitória simples sobre a Rússia para avançar. Já a equipe do leste europeu precisa vencer os africanos e torcer para os coreanos não vençam os belgas. A Bélgica e a outra equipe classificada enfrentam os campeões do Grupo F nas oitavas.

PartidaDataHorárioEstádio
Coreia do Sul x Bélgica26/0617:00Itaquerão / São Paulo
Argélia x Rússia26/0617:00Arena da Baixada / Paraná


Últimas de _legado_Copa do Mundo