Por pedro.logato

Minas Gerais - O camisa 10 da seleção brasileira tem a magia de transformar craques em ídolos eternos. Mas também pode produzir efeito contrário com os, nem tão habilidosos assim, que colocam o manto e sentem o peso de uma tonelada. Além de Pelé, responsável direto em fazer da 10 uma instituição intocável, outros a defenderam à altura, como Zico, Rivellino, Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. Mas também existem oscasos de fracasso, como Silas em 1990 e Raí em 1994, que viram grande parte do Mundial no banco.

Neymar vem sendo o destaque do Brasil na Copa do MundoErnesto Carriço

Agora, a vez é de Neymar. Ele pediu para vestir a 10 na Copa das Confederações e ela caiu como uma luva. Os números do menino criado na Vila Belmiro já são comparáveis ao maior jogador de todos os tempos.

LEIA MAIS: A tabela e a classificação da Copa do Mundo

Os dois deram seus primeiros passos no futebol no Santos, depois foram campeões da Libertadores, mas Neymar, que atuava com a 11, ainda busca seu primeiro título Mundial com a seleção brasileira — Pelé tem três. No entanto, o craque do Barcelona chegou primeiro à marca do gol 35 com a Amarelinha. Neymar tinha 22 anos e 143 dias na partida contra Camarões, enquanto Pelé tinha 22 anos e 180 dias ao marcar contra a Argentina, em 1963.

Pelé conquistou três títulos mundiais pela seleção brasileiraReprodução Vídeo

Mas Pelé não é chamado à toa de Rei de Futebol e sua média de gols é bem maior do que a de Neymar: Pelé obteve 35 gols em apenas 39 jogos, enquanto nosso atual camisa 10 precisou entrar em campo 51 vezes. Isto sem falar que Neymar tem quase quatro anos atuando pela seleção brasileira, enquanto Pelé tinha cinco anos e meio.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da seleção brasileira na Copa do Mundo

Recordista absoluto de gols na Seleção com 77, Pelé vê seu recorde seriamente ameaçado, muito por causa do grande aumento do número de jogos internacionais. Caso Neymar mantenha sua média de 0,68 por jogo, em cinco anos vai passar Pelé ao completar 115 jogos, embora na carreira de um atleta profissional possa ocorrer muitos problemas. Caso a previsão se concretize, Neymar terá apenas 27 anos quando bater o recorde e, mesmo que demore um pouco mais, poderá superar o Rei. Mas para conseguir o trono faltam ainda três Copas e 1.282 gols na carreira.

Você pode gostar