Por rafael.arantes

Rio - O Fantasma deu adeus no mesmo palco em que se consagrou. O Uruguai foi dominado pela surpreendente Colômbia e deixou o Maracanã derrotado por 2 a 0 e pronto para se despedir da Copa do Mundo. James Rodríguez foi o grande nome do jogo. Autor de dois gols, o camisa 10 garantiu a classificação colombiana para as quartas de final do Mundial, fato inédito na história das Copas e fez um gol de placa diante dos 73.804 torcedores presentes. Agora, o desafio é ainda maior. A Colômbia vai enfrentar o Brasil às 17h da próxima sexta-feira, no Castelão. O jogo vale uma vaga na semifinal.

LEIA MAIS: Notícias e bastidores da Copa do Mundo

A Colômbia foi superior durante todo o jogo. O intenso clima do duelo sul-americano marcou a partida desde os primeiros minutos, mas não teve espaço para o Uruguai mudar a situação. Sem Luis Suárez, suspenso após morder Chiellini, a Celeste se despede da Copa e vê todo a a provocação do "Fantasma de 50" terminar. James Rodríguez, além de tudo, assumiu a artilharia do Mundial, com cinco gols.

James Rodríguez brilha%2C elimina o Uruguai e garante classificação da Colômbia para as quartas de finalReuters

O jogo começou quente. As equipes acabavam esbarrando num alto número de faltas logo no início do jogo e o árbitro Bjorn Kuipers chegou a dar uma bronca nos atletas nos primeiros minutos. Os times buscavam o ataque. A partida era franca, mas Muslera teve mais trabalho no primeiro momento da partida.

Substituto de Luis Suárez, Forlán queria voltar a brilhar numa Copa do Mundo. Na sua primeira oportunidade, o atacante arriscou um chute de longa distância, mas acabou mandando longe do gol de Ospina. A Colômbia, por sua vez, tinha um maior domínio da partida. Embalada pelo talentoso James Rodríguez, a seleção contava também com o forte apoio da torcida, que compareceu em maior número do que os uruguaios.

Foi justamente James Rodríguez que fez a diferença no Maracanã. O camisa 10 fez um golaço e abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. O toque foi de cabeça e o craque dominou no peito e acertou um chutaço de perna esquerda: festa e muita dança colombiana. O Uruguai ainda tentou uma resposta imediata, mas não deu certo. No contra-ataque, ainda foi por pouco que os colombianos não saíram na cara do gol de Muslera.

VEJA MAIS: Confira a tabela e a classificação da Copa do Mundo

Uma falta muito perto da área colombiana deu ao Uruguai a grande chance de empatar o placar. Cavani foi para a bola, mas a cobrança foi para fora. O fim do primeiro tempo teve um clássico clima sul-americano. O goleiro colombiano fez uma defesa brilhante para evitar o empate uruguaio, mas Forlán e Yepes roubaram a cena ao ensaiar um início de confusão num lance de ataque celeste.

James Rodríguez arrisca chutaço de fora da área... e faz golaço no Maraca!Márcio Mercante

O segundo tempo também começou agitado. O Uruguai foi o responsável por fazer o primeiro grande lance do jogo, mas a Colômbia continou mandando na partida. Triangulação na frente da área, Armero cruza, Cuadrado cabeceia para trás e James Rodríguez faz mais um e amplia a vantagem colombiana.

FOTOGALERIA: As melhores imagens do duelo entre Colômbia e Uruguai

O Uruguai passou a ter uma situação muito delicada. A equipe de Óscar Tabárez precisava mudar totalmente o cenário da partida e o técnico apostou até na mudança tática para tentar mudar o resultado: Ramírez e Stuani foram as alternativas uruguaias para buscar a virada no Maracanã.

O Uruguai tentava reagir, mas, além da dificuldade tática, esbarrava na grande atuação do goleiro Ospina. O camia 1 da Colômbia se destacava e mostrava tranquilidade para salvar todos os lances de perigo que chegavam ao gol colombiano. 

Enquanto a Colômbia chamava o Uruguai para o campo defensivo, a Celeste começava a se desesperar em busca do resultado. Num lance à parte, Ramírez acertou um pontapé em Armero e saiu sem nenhuma punição. O cartão foi apenas para Lugano, que estava no banco de reservas e não poupou as reclamações.

O Uruguai passou a se jogar no ataque. A chance mais esperada surgiu aos 34 minutos, mas Álvaro Pereira parou no paredão Ospina em mais um lance de perigo. O fim da partida prometia ainda mais emoção. A Celeste só pensava em atacar, enquanto a Colômbia já administrava a partida. Craque da partida, James Rodríguez foi substituído aos 39 minutos e deixou o gramado ovacionado.

Mais um dia de festa colombiana na Copa. Não tinha mais jeito para o Uruguai. Dois dias depois de Luis Suárez, agora é a vez de todo o elenco uruguaio fazer as malas e voltar para casa. É Colômbia nas quartas de final. É Colômbia contra o Brasil...

FICHA TÉCNICA

Colômbia 0x2 Uruguai

Estádio: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda)
Público: 73.804 presentes
Gols: James Rodríguez (28' do 1ºT, 5' do 2ºT)
Cartão amarelo: Giménez e Lugano (Uruguai); Armero (Colômbia)
Cartão vermelho: -

Colômbia: Ospina, Zuniga, Zapata, Yepes, Armero; Sánchez, Aguilar, Cuadrado (Guarín), James Rodríguez (Ramos); Gutiérrez (Mejía), Jackson Martínez; Técnico: José Pekerman.

Uruguai: Muslera, Cáceres, Giménez, Godín, Maxi Pereira; Arévalo Ríos, González (Hernández), Cristian Rodríguez, Álvaro Pereira (Ramírez); Forlán (Stuani), Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Você pode gostar