Talento e experiência: Gegê e Chupeta lideram o Flamengo na 3ª etapa da LDB

Invicto, Rubro-Negro estreia nesta quarta contra o Goiânia

Por O Dia

Rio - O Flamengo conta com o talento de Gegê e a experiência do técnico Paulo Chupeta para manter a liderança e a invencibilidade na LDB, liga nacional sub-22. Com uma campanha perfeita, com 14 vitórias, o Rubro-Negro estreia na terceira etapa da competição nesta quarta-feira, às 19h, contra o Goiânia, na Gávea. O comandante destaca a principal virtude do seu time.

Gegê é uma das armas do Flamengo na LDBDivulgação

"O forte da nossa equipe é a defesa. Nós até traçamos metas durante o torneio: não podemos tomar 50 pontos num jogo, por exemplo. E o grupo se fechou tanto defensivamente que o ataque flui naturalmente", diz Chupeta. Na primeira fase do torneio, em jogo contra o Pinheiros, o Flamengo venceu o terceiro quarto por 22 a 0, prova de sua força defensiva.

Gegê reforça o Flamengo desde a segunda fase da competição e já tem a melhor média de assistências da LDB. O armador elogia outra característica do elenco rubro-negro.

"Desde a primeira edição da sub-22 nossa união foi indescritível. Na primeira edição perdemos só um jogo (o Flamengo foi campeão). Na segunda perdemos um jogo, mas foi na semifinal e não teve jeito. E agora na terceira edição estamos invicto. Isso mostra a força do nosso trabalho, do trabalho do Chupeta. É gratificante ficar 14 jogos sem perder e agora tem esta fase dentro de casa, com a nossa torcida apoiando. O diferencial é a nossa união, não tem um jogador, é o Flamengo. Estamos defendendo o Flamengo. Todo mundo sabe a sua função e em quadra tem dado certo", declara Gegê.

Chupeta destaca trabalho da base do FlamengoDivulgação

Multicampeão com o profissional (Chupeta conquistou com o Flamengo um NBB, um Brasileiro, uma Liga Sul-Americana e seis Cariocas), o técnico fala sobre a diferença entre trabalhar com a base e o adulto.

"No profissional, você administra os atletas, que são jogadores renomados, estrelas, ídolos nacionais, e precisa saber administrar egos. A garotada você está preparando para um grande momento, chegar ao estrelato. Tem hora em que você precisa ser pai, bandido, amigo, herói... Eu dou bronca pesada, mas daqui a pouco faço um carinho. Se precisar até beijo na testa eu dou. Tenho três filhas, até mais velhas do que estes garotos. Realizar este trabalho me dá certeza de que estou colaborando muito com o basquete do Flamengo e do Brasil", avalia.

ARMADOR 'FOMINHA'

Novo Basquete Brasil, Seleção de Novos e LDB... Gegê engatou uma sequência de competições consecutivas e teve oportunidade com a camisa do Brasil na Universíade. O armador curte o momento e a chance de liderar o time sub-22 do Flamengo.

"Estou passando pela melhor fase da minha vida. São dois anos jogando bem, fiz um grande NBB, fui campeão, fui para a Seleção e agora tenho como ajudar na LDB", afirma.

IDENTIFICAÇÃO COM O FLAMENGO

Chupeta e Gegê têm a identificação com o Flamengo em comum. A dupla se sente em casa no clube e se orgulha de defender as cores rubro-negras.

"Foi com muito prazer e alegria que fui convidado para vir para o Flamengo em 1997. Eu era técnico do adulto do Jequiá e fui chamado para vir para a base do Flamengo. Vim para ganhar a metade do que ganhava, mas o Flamengo é o meu clube, minha casa. Eu consegui me firmar. Tudo o que tenho foi o Flamengo que me proporcionou. O Flamengo me ajudou a chegar lá em cima, à seleção brasileira. Eu trabalho com muito carinho e com muito amor pelo Flamengo", diz o técnico.

Equipe do Flamengo na segunda fase da LDBDivulgação

A paixão de Gegê pelo Flamengo não se limita às quadras. Ele gosta de futebol e acompanha frequentemente o time no Maracanã. Ele foi ao clássico com o Botafogo e fala sobre a sua relação com o clube.

"Defender as cores do Flamengo para mim é um sonho. Sou flamenguista desde moleque, de acompanhar no Maracanã. Meu pai é flamenguista fissurado, passou de geração para geração. Jogar pelo Flamengo é muito gratificante. Chegar ao Maracanã, para assistir Flamengo x Botafogo, a torcida lhe receber como recebeu é a realização de um sonho", disse o armador.

Após enfrentar o Goiânia, Gegê vai correr diretamente para o Maracanã acompanhar o Flamengo em campo pela Copa do Brasil.

"Vou estar lá, já estou com ingresso na mão. A classificação é nossa com 1 a 0, mas, para não correr risco, 2 a 0 Flamengo. Estarei lá no Maracanã torcendo de novo", encerra o armador.