Por rafael.arantes

Rio - É consenso, no Flamengo, que reforços são necessários. Mas, mesmo com o que tem, o Rubro-Negro estará mais forte para a Libertadores de 2014. Este ano, o time se mostrou frágil fisicamente, caindo de produção no segundo tempo. Carlos Eduardo e André Santos, que não fizeram pré-temporada, foram os que mais sofreram — o primeiro conviveu com vaias e o segundo teve altos e baixos. Mas, segundo o preparador físico Joelton Urtiga, o elenco terá muito mais fôlego no ano que vem.

André Santos não fez pré-temporada pelo FlamengoMárcio Mercante / Agência O Dia

“Já conversei com os dois. O Carlos Eduardo falou que tem o desejo de fazer a pré-temporada comigo porque se adaptou à forma de trabalhar. O André está há dois anos sem fazer pré-temporada. Isso influencia. Eles foram requisitados para jogar, precisavam mostrar potencial, e o tempo de preparação foi curto”, disse o preparador, que ressaltou a importância de eles se cuidarem:

“O extra-campo é importante. A gente vai dar o suporte, mas eles, como atletas de alto rendimento, que dependem do corpo, têm que ter uma vida regrada, uma alimentação adequada.”

Para que o elenco comece o ano voando, Joelton alerta que não pode haver abusos nas férias. O preparador passará uma rotina de treinos para as férias, que não será fiscalizada. Tudo na base da confiança. Mas a balança estará pronta, em janeiro, para denunciar quem exagerou na rabanada.

“A Libertadores começa já no início de fevereiro. Tem que ter cuidado especial. Vamos deixar os jogadores descansando uns 15 dias, mas indicaremos um trabalho de musculação a partir do dia 20, 25, visando à pré-temporada, para o grupo não chegar num nível tão baixo”, explicou Joelton, que chegou ao clube junto com Jorginho, encontrou um grupo em desequilíbrio física, e, após a chegada de Mano Menezes, teve que adequar seu trabalho ao do preparador trazido pelo treinador que abandonou o barco em setembro.

“Era um outro método de trabalho”, concluiu.

Elias diz que assina até sábado

A permanência de Elias está próxima de ser confirmada. O Flamengo tem negociação avançada com o Sporting, e o próprio volante já estipulou um prazo para o novo vínculo ser assinado. A tendência é que o camisa 8 renove o contrato por quatro temporadas.

“Eu assino esta semana ainda, antes do dia 14 de dezembro”, disse, em entrevista à Rádio Bradesco FM.

O jogador interessa também ao Corinthians, mas já deixou claro que pretende ficar no Rubro-Negro.

Você pode gostar