Flamengo aposta na garra para vencer o Cruzeiro

Mesmo 22 pontos atrás do líder, time também conta com o apoio da torcida no Maracanã

Por O Dia

Rio - Os 22 pontos que separam o Flamengo do Cruzeiro servem de parâmetro para medir a distância entre os dois clubes também fora de campo. No confronto de hoje, no Maracanã, às 16h, o Rubro-Negro tenta, na base da vontade e do grito da torcida, superar as diferenças que colocam ambos os times em níveis distintos no futebol brasileiro.

Vanderlei Luxemburgo não aponta o Cruzeiro como modelo a ser seguido, mas admite que os mineiros têm o melhor elenco do Campeonato Brasileiro. De acordo com o treinador, o futebol nacional pode ser dividido em ciclos. Para ele, a evolução do esporte no país depende de uma discussão mais ampla que garanta competitividade entre os clubes de ponta todo ano.

Flamengo joga contra o Cruzeiro neste domingoDivulgação

“Eles têm o melhor elenco do futebol brasileiro. Contrataram bem, têm 14, 15 jogadores que entram e saem sem fazer diferença. O São Paulo, por exemplo, é um com o quarteto mágico e outro sem. Essa é a diferença”, disse o treinador, que emendou.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

“Isso é cíclico. O São Paulo foi tricampeão brasileiro, tinha o melhor elenco, o melhor trabalho. Aí você pega o meu trabalho no Cruzeiro, o Palmeiras da Parmalat... A discussão tem que ser mais ampla. Fortalecer os clubes para ter mais competitividade na parte de cima da tabela. Hoje, temos sete, oito clubes brigando pela Libertadores, e outros sete, oito, para não cair. Mas o Cruzeiro escapou”.

Segundo Vanderlei, mineiros e gaúchos deixaram paulistas e cariocas para trás no quesito estrutura. Por isso, os maiores clubes dos dois primeiros estados estão sempre na briga por uma vaga na Libertadores. Um dos responsáveis pelo Flamengo treinar sempre no Ninho do Urubu, para forçar a conclusão do CT, o treinador questiona:

“Quem no Rio de Janeiro tem um lugar próprio para trabalhar o futebol? Gaúchos e Mineiros estão sempre na briga por isso.”

Lesão não tira João Paulo do clássico

João Paulo fez tratamento no músculo adutor da perna direita. O lateral, garçom favorito de Eduardo da Silva, porém, foi relacionado para o jogo de hoje e deve jogar.
Vanderlei Luxemburgo não divulgou a escalação. Wallace e Cáceres, que estava fora como dores musculares, devem voltar ao time.