Em nota, Flamengo se posiciona sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal

Projeto do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) pretende solucionar as dívidas dos clubes brasileiros

Por O Dia

Rio - O Flamengo publicou um comunicado, nesta sexta-feira, expondo o seu posicionamento em relação a Lei de Reponsabilidade Fiscal no Esporte, protocolada na Câmara pelo deputado federal Otávio Leite (PMDB-RJ). O projeto prêve: o aumento de investimentos no esporte e sanar as dívidas dos clubes. Sendo o Rubro-Negro, a proposta é de carácter "fundamental" para o clube.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Flamengo

Lei de Responsabilidade Fiscal promete ajudar os clubesMárcio Mercante

Confira o comunicado do Flamengo:

"Tendo em vista a atual discussão e possível votação do projeto de Lei da Responsabilidade Fiscal do Esporte, a diretoria do Clube de Regatas Flamengo esclarece, de forma clara e transparente, seu posicionamento em relação ao assunto:

1. O Flamengo vê esta lei como de fundamental importância para o futebol brasileiro, não somente por ajudar a solucionar os débitos mais imediatos dos clubes com o Governo Federal, dando a alguns deles condições de seguir com seu trabalho, mas, principalmente, pela oportunidade ímpar que teremos para modernizar a gestão do esporte nacional através da introdução de medidas de responsabilidade e de transparência.

2. Sendo assim, o Flamengo desde que o assunto começou a ser discutido no Congresso Nacional em 2013, apoia, entre outras medidas, as contrapartidas que farão com que os clubes implantem novos procedimentos administrativos/financeiros, a responsabilização dos dirigentes e a obrigatoriedade de apresentação das Certidões Negativas de Débito para a participação nas competições. Esperamos que a lei que vier a ser aprovada pelo Congresso efetivamente preserve estes pontos fundamentais. Sem eles , ao nosso ver, o projeto será apenas um instrumento de prorrogação de dividas, não produzindo nenhum efeito transformador na estrutura do esporte brasileiro que, pela sua capacidade de repercussão na mídia, deve servir de exemplo positivo para a sociedade.

Por acreditar que o resgate de nossa liderança no futebol mundial se dará somente com uma sensível melhora na administração dos clubes - verdadeiros formadores de nossos atletas - é que o Flamengo tem tomado medidas como o saneamento das dividas e a obtenção das CNDs, a preocupação absoluta na transparência de seu balanço, a inclusão da responsabilização dos dirigentes no estatuto social do Clube, entre tantas outras.

Estamos vivendo um momento importante para o futebol brasileiro. Não podemos desperdiçá-lo.

CONSELHO DIRETOR DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO"