Guerrero chega ao Flamengo e exalta a torcida rubro-negra: 'A maior do mundo'

Atacante peruano se coloca à disposição de Cristóvão Borges e deve estrear pelo Fla nesta quarta-feira, contra o Internacional

Por O Dia

Rio - Acostumado a grandes clubes e torcidas em sua carreira, Guerrero declarou ao chegar ao Flamengo que estará diante da maior do mundo. Em sua apresentação nesta terça-feira, no salão nobre na sede da Gávea, o atacante fez questão de exaltar a importância do apoio da Nação na recuperação do time no Brasileiro e se colocou à disposição de Cristóvão Borges para entrar em campo nesta quarta-feira contra o Internacional, às 22h, no Beira-Rio.

Guerrero é a esperança de dias melhores no FlamengoCarlos Moraes / Agência O Dia

"Estou muito feliz de estar aqui e de chegar a um clube tão grande. Vou dar o melhor de mim para melhorar a nossa situação e conseguir alguma coisa importante neste ano, porque é o que o torcedor espera. Muito obrigado a vocês por estar nesse clube tão grande. Eu sei que o Flamengo tem muita história, não só no Brasil, mas é internacionalmente muito conhecido, tem a maior torcida do mundo. Antes de vir para cá, eu vi alguns estudos e pesquisas e o Flamengo está em primeiro (ranking de torcidas). Também procurei me informar mais um pouco sobre o clube e me enche de orgulho estar em um clube tão grande e de representar essa camisa", afirmou.

LEIA MAIS: Cristóvão Borges faz elogios a Guerrero: 'Artilheiro é artigo de luxo'

Ciente da complicada situação do Flamengo na tabela do Brasileiro, é apenas o 15º colocado, com 10 pontos, Guerrero garante que o elenco atual rubro-negro tem qualidade suficiente para mudar o panorama nesta temporada. Além disso, o peruano fez questão de ressaltar que o mais importante neste momento é buscar entrosamento e vitórias.

"Pode ser que todo torcedor esteja chateado pelos últimos resultados, todo time passa por uma fase assim, mas tenho certeza de que vai melhorar. Espero dar o meu melhor para poder ajudar. O torcedor está ansioso para me ver em campo e amanhã (quarta-feira) devo fazer meu primeiro jogo. Quero me entrosar o mais rápido, o time precisa de vitórias e não pode perder tempo. A gente vai conseguir bons resultados. Hoje, depois de me apresentar, vi todos os jogadores que temos aqui e sei da qualidade de cada um. Eu os Enfrentei algumas vezes e sei que tem um time qualificado, bom, com talentos jovens. Temos de ter objetivos, por isso jogamos futebol, mas precisamos nos entrosar e nos preparar para conseguir coisas grandes", disse.

Ao lado de Walter D'Agostino%2C vice-presidente do Flamengo%2C Guerrero é apresentado na GáveaCarlos Moraes / Agência O Dia

Mesmo cansado da viagem do Peru para o Rio, já que chegou à cidade na madrugada desta terça-feira, Guerrero afirmou que foi uma escolha dele estar à disposição de Cristóvão Borges para a partida contra o Internacional. O atacante também aproveitou para dizer que vai usar o tempo até o jogo para descansar e render o que pode no duelo desta quarta-feira.

"Foi decisão minha. Sendo jogador do Flamengo, eu preciso sempre estar pronto para ajudar o time e me coloco à disposição do treinador. Venho jogando, joguei há pouco tempo na Copa América e estou com ritmo de jogo, com disposição para jogar. Vou viajar com o grupo e espero ter um bom resultado, começar já ganhando porque a equipe precisa disso para ter confiança. Tenho certeza de que tudo dará certo comigo dentro de campo. Eu estou cansado pela viagem que eu tive, mas estou preparado e vim para jogar. Estou tranquilo. Vou aproveitar hoje e amanhã para descansar e estar nas minhas melhores condições", garantiu.

Confira outros trechos da coletiva de Guerrero:

Entrosamento com Emerson Sheik

Conheço bem o Sheik, jogamos juntos três anos. Eu já tenho um bom entrosamento com ele, mas também preciso me entrosar com o grupo. Mas com esse time é jovem e talentoso, meu entrosamento vai ser rápido.

Sentimento ao chegar no Flamengo

Me orgulho muito de representar o Flamengo. Para mim será importante me sacrificar pelo time. O que eu posso dizer é que darei tudo de mim para orgulhar o torcedor do Flamengo e esse é o meu objetivo. Eu vou dar tudo de mim, vou fazer de tudo para dar triunfos para o torcedor do Flamengo. A única coisa que eu posso prometer é que darei sangue para vencer. Eu não gosto de perder ou empatar, eu quero sempre sair com um resultado positivo.

Confronto com Corinthians?

Na verdade não sei nada como vai ser contra o meu ex-time, não falamos sobre. Eu estou muito ansioso para estrear jogando em casa, no Maracanã. Vou me preparar melhor. Acabei de chegar, tive dois dias de folga para curtir a família e agora tenho que me preparar bem, porque quero dar meu melhor para o time.

Velocidade do ataque te favorece?

Eu por isso que digo que sei da qualidade de cada um. São jogadores rápidos na frente (Cirino e Everton), isso vai facilitar. Ataque tem que ser poderoso para contra atacar os times que vamos enfrentar.

Fase do time

Eu sei do que esta acontecendo com o time, não está passando por uma boa fase, mas acontece com qualquer time. Eu tenho certeza que vamos sair porque eu vi que tem muito potencial e qualidade no elenco para disputar e conseguir algo importante neste ano.

Empate fora de casa é bom?

Meus companheiros e eu saímos para ganhar, não saímos para empatar. Amanha (quarta-feira) é um clássico contra o Internacional. São dois times grandes e vai ser uma grande disputa. Nós temos que pensar em ganhar e só isso nos interessa.

Morar no Rio

Eu sei que é muito lindo, já vim muitas vezes, já fui na praia, nas folgas eu sempre vinha para cá. Agora trocar de uma cidade para outra é difícil. A minha cabeça fica um pouco estressada com isso, mas deixarei com a minha família, porque preciso me focar no campo, já que amanhã será um jogo difícil e quero começar com um bom resultado.

Fla maior que o Bayern

Eu estou muito feliz de estar em um clube tão grande como o Flamengo, já fui do bayern, um time de expressão mundial, mas não como o Flamengo. Acho que tem mais torcida e é maior internacionalmente do que o Bayern no Mundo. Estou feliz de estar aqui.

Camisa do Fla pesa?

Não pesa, mas é um grande clube que darei sangue por ele. Por ser um grande clube, tem a maior torcida do brasil. É um time com grandes objetivos, reconhecido mundialmente. Eu queria ficar no Brasil e quando chegou a proposta do Flamengo não pensei duas vezes antes de aceitar e decidi vir para cá.

Guerrero salvador da pátria

Acho que o torcedor não está achando que eu sou o salvador, está pensando que eu venho para somar à um time grande, com grandes objetivos e que quer conseguir coisas importantes.

Surpresa peruana na Copa América

Acho que tem muitos jogadores importantes nesta seleção peruana. Jovens talentos. Dentro do futebol não foi surpresa a boa campanha. Todos os times se preparam para um torneio como a Copa América, não tem favorito. A Argentina era favorita e o Chile foi campeão. O futebol é dentro de campo.

Renovação da seleção brasileira

Eu vejo que o Brasil esta passando por uma renovação. Depois de ter tantos anos dourados, inclusive com o Penta, agora está passando por uma pequena renovação. Acho que será rápida, porque o Brasil tem grandes jogadores e muitos talentos.

Reportagem de Edsel Britto