Flamengo joga por um empate contra o Palestino para avançar na Sul-Americana

Técnico Zé Ricardo deve repetir o primeiro jogo e escalar um time misto contra os chilenos em Cariacica

Por O Dia

Rio - É difícil esconder a felicidade no Flamengo, que enfrenta o Palestino nesta quarta-feira, às 21h45, em Cariacica. Seja na brincadeira quase infantil entre Guerrero e Rodinei, após o treino, no Ninho do Urubu, ou no dolorido sorriso de Alex Muralha, os jogadores rubro-negros traduzem a boa fase em alegria. Com a confiança em alta, o time comandado por Zé Ricardo precisa apenas de um empate para passar às quartas de final da Sul-Americana.

Zé Ricardo deve usar um time mistoGilvan de Souza / Flamengo / Divulgação

“Duas crianças”, classificou Mancuello, enquanto Guerrero e Rodinei simulavam uma disputa de bola às gargalhadas.

Razões não faltam para tamanha animação. Com time misto, na última quarta-feira, o Flamengo venceu o Palestino, em Santiago, e garantiu a vantagem que defende hoje. No domingo, ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, em virada emocionante, manteve-se na cola do Palmeiras.

Muralha, em particular, tem mais motivos para sorrir. Convocado para a Seleção por Tite, o goleiro atribui seu sucesso ao desempenho do time do Flamengo.

Ao dividir os louros, ele ressalta a identidade adquirida pela equipe que, nas mãos de Zé Ricardo, é capaz de se impor, mesmo com uma formação alternativa. Jogar pelo empate ajuda a melhorar o humor, mas não pode resultar em relaxamento, alerta Muralha: “Temos o empate a favor, mas não podemos entrar com esse pensamento. Querendo ou não, você se acomoda um pouco. É complicado, mas vamos tentar chegar à vitória.”

O entusiasmo contagia a torcida e invade as redes sociais. O bom momento de Muralha inspira uma série de memes na internet. Num deles, o goleiro aparece, em montagem, pegando um buquê de casamento. O jogador acha graça, aprova, mas, em momento alto astral, está com as gargalhadas vetadas pelo departamento médico — em Santiago, teve que levar dez pontos na boca, após um choque com Juan.

“Meus familiares me mostraram tudo. Só não dá para rir muito, porque a boca dói um pouco. Fico feliz por isso, agradeço à torcida por estar sempre com a gente, agradeço a eles porque ficou bem legal”, disse Muralha.

O técnico Zé Ricardo deve utilizar alguns reservas para a partida. A escalação provável é: Muralha, Pará, Juan, Rafael Vaz e Chiquinho;  Márcio Araújo, Cuéllar, Alan Patrick e Mancuello; Fernandinho e Guerrero.

LEANDRO DAMIÃO

O atacante ainda não está recuperado de edema na coxa esquerda. Com dores no joelho direito, Donatti também não foi relacionado.