Justiça volta a decidir se Flamengo é campeão Brasileiro de 1987

Ministro Luis Roberto Barroso foi o responsável por acatar o pedido

Por O Dia

Rio - A decisão sobre o polêmico título do Brasileiro de 1987 pode estar longe do fim. O Supremo Tribunal Federal (STF) irá voltar a julgar em breve o torneio que aconteceu há 30 anos. Segundo o jornal "O Globo", o ministro Luis Roberto Barroso acatou o recurso do Flamengo, feito em agosto do ano passado.

Xico levanta a Copa União de 1987Divulgação

De acordo com a decisão, o caso voltará a julgamento na Primeira Instância do Supremo. Além de Barroso, os ministros Luiz Fux, Rosa Weber, e Alexandre de Moraes serão os responsáveis. Até agora, só é conhecido o voto de Marco Aurélio Mello. O ministro votou contra o recurso do Flamengo.

Entenda o caso

Em 1987, a CBF não pôde organizar o Campeonato Brasileiro. Com isso, foi criada a Copa União realizada pelo Clube dos 13. A competição foi disputada em dois módulos: o verde e o amarelo. O primeiro com os principais clubes brasileiros e o segundo com equipes mais modestas. Ao fim do torneio, o Flamengo foi campeão e teve o Inter como vice no módulo verde, enquanto Sport e Guarani ocuparam as mesma posições, respectivamente, no amarelo.

A CBF então decidiu voltar à organização e decretou que a competição ainda teria um quadrangular entre as quatro equipes para eleger o campeão. Por se sentirem prejudicados, Flamengo e Internacional não aceitaram jogar e o Sport foi declarado na ocasião como o vencedor.