Flamengo conquistou sua primeira Copa do Brasil há 27 anos. Relembre a final

Rubro-negro de Júnior foi campeão em 1990 contra o Goiás de Túlio

Por O Dia

Rio - A Copa do Brasil em 1990 ainda era um torneio novo para o povo, com menos times, mais exclusivo e tentando cair no gosto da torcida brasileira. Sua primeira edição, no ano anterior, foi criticada por times e federações do sul e sudeste pelo acúmulo de competições e jogos em um calendário já espremido. Porém, a CBF queria uma copa nos moldes das disputadas na Inglaterra, Espanha e Portugal, unindo todo o país e dando visibilidade a times de centros pequenos, além da possibilidade dos gigantes atuarem em rincões distantes do país. Para atrair os grandes, uma vaga na Taça Libertadores da América foi oferecida ao campeão.

Flamengo faturou sua primeira Copa do Brasil em 1990Reprodução Internet

O Flamengo eliminou Capelense (AL), Taguatinga (DF), Bahia e Naútico antes de enfrentar o Goiás na decisão.

Por motivos de data, o jogo de ida, que seria no Rio, foi para Juiz de Fora. O Flamengo mandou sua equipe principal. Junior fazia o meio campo com Marquinhos e Djalminha. No ataque, Renato Gaúcho, Gaúcho e Zinho. Lá atrás, Zé Carlos no gol, Ailton, Vitor Hugo, Fernando e Piá faziam a defesa. E foi exatamente um zagueiro, Fernando, que marcou o gol da vitória.

Na partida de volta, um Serra Dourada lotado e debaixo de forte chuva recebeu os dois times. Do lado do Goiás, nomes que depois ficariam conhecidos no cenário nacional, principalmente um atacante chamado Túlio. Mas o Flamengo tinha uma constelação: Zé Carlos, Junior, Zinho, Renato Gaúcho e Gaúcho. O jogo teve muitos lances de perigo, mas Zé Carlos parou o ataque goiano e foi o principal herói da conquista. O Flamengo conquistava ali no Serra Dourada, no dia 7 de novembro de 1990, uma semana antes de seu aniversário, sua primeira Copa do Brasil.

Com informações do site oficial do Flamengo