Por jessica.rocha

Rio - O Fluminense vive ótima fase no Campeonato Carioca. Reflexo disso é a extraordinária campanha tricolor no início da competição: quatro vitórias consecutivas, líder e 100% no Estadual. Grande parcela disso vem da preparação física que o elenco vem fazendo e ao maior período de pré-temporada.

"É uma coisa que já vínhamos brigando há muito tempo. Este período maior de pré-temporada é importante para que o time estreie, se não no ideal, bem próximo dele. 13 a 15 dias de preparação, como acontecia nas temporadas anteriores, é um tempo muito curto e acabava fazendo com que muito atletas se lesionassem, até por entrarem em campo menos preparados do que os outros times. Desta vez pudemos começar nas condições esperadas e o resultado é este que estamos vendo", explicou o preparador físico Rodrigo Poletto.

Fluminense está 100% no Campeonato CariocaDivulgação

O preparador ressaltou o maior período da temporada do Fluminense em 2015, quando o elenco disputou o Florida Cup, nos Estados Unidos, e após o torneio, continua sua preparação no Rio de Janeiro. Para ele, esse prazo foi propício para a evolução física, técnica e tática da equipe.

"Tivemos que nos adequar. As equipes que enfrentamos estavam em outro estágio físico e com ritmo de jogo. Precisamos fazer um trabalho específico para aqueles jogos. Por isso, deixamos uma equipe apenas 45 minutos em campo em cada jogo. A estratégia que usamos certamente preservou os atletas de lesão, por isso é tão importante se planejar antes. Aproveitamos aqueles jogos mais como preparação do que como um campeonato mesmo", acrescentou.

Mesmo estando 100% no Campeonato Carioca, Rodrigo Poletto reconheceu que o time precisa melhorar em alguns aspectos, o que é normal no início da competição.

"O time está apresentando uma evolução boa, se adaptando muito bem aos trabalhos que desenvolvemos e, com isso, o resultado está aparecendo em campo. Faço um trabalho integrado com o Cristóvão para que os atletas evoluam ao mesmo tempo na parte física, técnica e tática. É claro que eles ainda estão evoluindo e precisam melhorar em vários aspectos, mas para um início de temporada posso dizer que a equipe se preparou de forma satisfatória", finalizou o preparador. 

Você pode gostar