Por pedro.logato

Rio - As lutas são disputadas nos Jogos Olímpicos da era moderna desde a primeira edição em Atenas-1896, com uma breve interrupção na edição de 1900, em Paris. E a luta greco-romana foi pioneira, remetendo aos combates mais primitivos do homem. É disputada sem o auxílio de equipamentos de proteção, mas sob um nobre código de conduta, que proíbe socos e golpes baixos e inclui complicadas táticas de derrubadas e imobilização do adversário.

Na verdade, o equipamento dos atletas é apenas uma malha em peça única e botas. Não há luvas. Os lutadores são obrigados a portar um lenço durante toda a luta para que possam limpar eventuais pingos de sangue derramados no embate.

As regras são simples. Os lutadores entram num círculo azul de nove metros de diâmetro, onde se desenvolve o combate. Uma área circular laranja de 1,5 metro envolve a azul, mas o combate é interrompido se os atletas passarem para este local.

Luta Olímpica é um dos esportes mais antigos dos JogosUSA Today Sports

COMBATES SERÃO NA BARRA

Os atletas só podem utilizar o tronco e os braços para atacar e se defender. Um juiz marca as pontuações, que variam de acordo com a intensidade e a duração dos golpes.
Os golpes mais famosos são: “Half Nelson” (uma espécie de chave de braço), o “Rolê ou Gut wrench” (quando o lutador consegue rolar o seu oponente pelas costas para mantê-lo imobilizado) e o “Suplê” (quando o lutador levanta o seu adversário enquanto cai para trás e por cima de seus ombros).

Os atletas não podem exceder o peso máximo de cada categoria. No Rio, haverá medalhas para os seguintes pesos: 59kg, 66kg, 75kg, 85kg, 98kg e 130kg. As competições no Rio-2016 serão disputadas na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

FORA DO PROGRAMA OLÍMPICO

A luta estilo livre, também conhecida como luta olímpica, é considerada, ao lado do atletismo, como a modalidade esportiva mais antiga do mundo.

Mas, apesar da grande tradição da modalidade, o Comitê Olímpico Internacional votou em 2013 pela exclusão da modalidade, junto com a luta greco-romana, dos Jogos Olímpicos a partir de 2020.

A antiga União Soviética ainda domina o quadro das modalidades de luta, com 116 medalhas, sendo 62 de ouro.

HOMENS E MULHERES EM COMBATE

Na luta estilo livre, vence o lutador que mantiver o adversário com as costas presas ao tatame ou receber a maior pontuação por movimentos técnicos ao fim do combate.
Os lutadores podem utilizar qualquer parte do corpo para realizar os golpes, mas são proibidos golpes com o joelho, cotoveladas, estrangulamento, puxão de cabelos e dedos nos olhos.

O local dos combates é similar ao da luta greco-romana, inclusive nas medidas. Há luta nas categorias masculina e feminina, também na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

Você pode gostar