Brasil passa fácil pela China na estreia do futebol feminino e lidera o grupo E

Seleção brasileira começou com o 'pé direito' no Engenhão

Por O Dia

Rio - Assim como em 2007, coube as meninas do Brasil fazerem a estreia do futebol no Engenhão e assim como no Pan, o resultado foi positivo. Diante da China, no primeiro jogo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a equipe verde e amarela começou com o pé direito e venceu as rivais da China por 3 a 0. Os gols foram marcados por Mônica, Andressa Alves e Cristiane. Com o resultado, a seleção brasileira assumiu a liderança do seu grupo na competição.

O Brasil está no grupo E do futebol feminino. Além da equipe verde e amarelo e da China, Suécia e África do Sul completam a chave. As meninas brasileiras voltam aos gramados no sábado, às 22 horas, contra a Suécia, novamente no Engenhão. No mesmo dia, às 19 horas, África do Sul e China se enfrentam.

Brasil derrotou a China por 3 a 0 no EngenhãoAlexandre Brum / Agência O Dia

O JOGO

Em casa com o amplo apoio da torcida no Engenhão, as meninas brasileiras não sentiram o peso da estreia nos Jogos Olímpicos e começaram pressionando a China desde o começo. A primeira boa jogada do Brasil aconteceu aos 13 minutos. Tamires fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Cristiane, a atacante pegou um mini voleio e obrigou a goleira Zhao Lina a fazer bela defesa.

Cristiane, inclusive, foi a melhor jogadora do Brasil nos primeiros 45 minutos. Aos 33 minutos, novamente ela quase marcou. Em levantamento para a área, a zaga chinesa falhou e a bola sobrou para a atacante, que tocou de esquerda, a bola só não entrou porque em cima da linha, Wang Shanshan salvou. No rebote, Formiga ainda finalizou para fora.

O gol brasileiro amadurecia e saiu aos 34 minutos. Em uma jogada um pouco confusa dentro da área, Mônica cabeceou, a bola passou pela goleira Zhao e pelas zagueiras da China antes de balançar as redes do Engenhão. O Brasil foi para cima e por pouco não fez mais um ainda antes do intervalo. Fabiano recebeu pelo passe de Formiga e cruzou na medida para Andressa Alves, porém, a atacante do Brasil não cabeceou bem e a bola saiu longe do gol.

Brasil estreou com vitória e lidera o grupo nos Jogos OlímpicosAlexandre Brum / Agência O Dia

LEIA MAIS: Notícias, programação e quadro de medalhas da Olimpíada do Rio

A única chegada das chinesas no primeiro tempo aconteceu em uma confusão da defesa brasileira nos acréscimos. Após lançamento mal feito pelo time visitante, Fabiana recuou errado para a goleira Bárbara, a bola passou muito perto da trave brasileira, mas acabou indo para fora, para sorte da seleção.

As chinesas voltaram mais ligadas no segundo tempo, com a marcação mais adiantada. Porém, a primeira oportunidade foi brasileira. A zaga da China falhou e Beatriz avançou, porém, o a jogada brasileira errou duas vezes no cruzamento e o Brasil jogou fora uma grande oportunidade.

Até que aos 13 minutos, surgiu o talento de Marta. Em um belo contra-ataque a bola chegou na camisa 10, com uma jogada de velocidade, ela serviu bem Andressa Alves, que só escorou para ampliar a vantagem brasileira no Engenhão.

Mesmo com a vantagem, o Brasil seguia mais perigoso. Aos 18 minutos, Andressinha cobrou falta, a bola passou por todos mundo e assustou a goleira Zhao, antes de ir para fora. Logo depois, Marta quase marcou um golaço. Ela tabelou no meio-campo, passou por duas adversárias e chutou forte para boa defesa da goleira chinesa.

Vadão sacou Marta e Fabiana da partida e o Brasil diminuiu o seu ritmo. Só que ainda houve tempo para mais um gol. Andressinha cobrou falta e Cristiane apareceu para dar números finais a partida no Engenhão.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 CHINA

Local: Estádio Olímpico Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 3/8/2016, Às 16h
Árbitra: Carol Anne Chenard (CAN)
Cartões amarelos: Wu Haiyan (CHN)
Gols: Monica, 35'/1ºT (1-0); Andressa Alves, 13'/2ºT (2-0); Cristiane, 45'/2ºT (3-0)

BRASIL: Bárbara, Fabiana (Poliana, 40'/2ºT), Mônica, Rafaelle e Tamires; Thaísa (Andressinha, 12'/2ºT), Formiga, Andressa Alves e Marta (Debinha, 35'/2ºT); Beatriz e Cristiane. Técnico: Vadão.

CHINA: Zhao Lina, Liu Shanshan, Li Dongna, Zhao Rong e Wu Haiyan; Zhang Rui, Pang Fengyue e Tan Ruyin; Yang Li, Wang Shanshan (Ma Xuaixu, 19'/2ºT) e Wang Shuag (Gu Yashi, 33'/2ºT). Técnico: Bruno Bini.

Últimas de _legado_Olimpíada