Por gabriela.mattos

Rio - Enquanto eventos da agenda oficial dos Jogos Olímpicos fazem o Rio fervilhar, uma série de atividades culturais gratuitas podem ser aproveitadas por cariocas e visitantes em várias partes da cidade. A Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Rua da Alfândega 5, Centro, abre hoje e segue até o dia 20 com o ‘Cine Food Bike’, das 10h às 21h.

Na programação, sessões de cinema, mostra de fotos, shows e comidinhas em food bikes variadas com crepes, veganas, comidas regionais, empanadas, cervejas artesanais e vinhos. Hoje tem show da banda Quarteto Rua Jazz às 17h, com projeção de fotos ‘Rio Noir’, de Odir Almeida, com temática de mar.

Já amanhã e domingo o Campo de Santana, no Centro, recebe a quinta edição do Festival Carioca de Contação de Histórias. Além das contações de histórias dos diferentes continentes que vão participar dos Jogos, a programação inclui espaço para instalações e performances artísticas. O evento é gratuito e vai reunir mais de 30 artistas.

Uma das novidades nessa edição do festival é a Cabana da Escuta, um espaço onde apenas uma pessoa escuta a história do contador, mas ele não é visto. O público tem contato apenas com a voz. Outra atração é um carrinho que vai circular pelo parque. O público poderá pegar carona ouvindo ‘causos’ da cultura popular mundial.

Na Gávea, o Galpão das Artes Urbanas (GAU), da Comlurb, abriu ontem as exposições ‘Sanha Africana’, em homenagem ao arquiteto Helio Pellegrino (que dá nome ao espaço), e ‘Capoeira’, sobre esse Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A visitação começa na segunda-feira e vai até 7 de outubro, das 9 às 17h. Os artistas oferecerão oficinas de instrumentos musicais da capoeira (berimbau, caxixi, pandeiro e atabaque).

Você pode gostar