Rio - Foi por pouco. Hugo Calderano foi eliminado pelo japonês por 4 sets a 2. Com esse resultado, ele iguala a melhor marca do Brasil em Olímpiadas no tênis de mesa. Em 1996, Hugo Hoyama chegou as oitavas de final nos Jogos de Atlanta mas foi eliminado.
Hugo Calderano tentou conter a qualidade técnica de Jun Mizutani, mas o japonês mostrou que não é sexto lugar do ranking mundial por acaso. Mesmo com a pressão da torcida, ele dominou o duelo nos dois primeiros sets e nem mesmo quando o brasileiro empatou o jogo em 2 a 2, o japonês se abateu.
Após o brasileiro encostar no placar, ele voltou a comandar as ações e fechou a partida em 4 a 2. Ignorando a eliminação, os brasileiros aclamaram o mesatenista, que deixou o lugar de competição extremamente emocionado, sem conter as lágrimas e acenando ao público em agradecimento.
Eliminado no individual, Calderano volta ao Riocentro no próximo sábado, para o duelo entre equipes. O Brasil encara a Coreia do Sul, no próximo sábado, na última partida do dia.