Monica Puig, a menina de ouro de Porto Rico

Tenista conquista a primeira medalha de ouro da história do país

Por O Dia

Rio - Prto Rico tinha apenas oito medalhas em Olimpíadas, nenhuma de ouro e todas conquistadas por homens. Até ontem. Graças a Monica Puig — que nem mesmo sabe cantar direito o hino —, tudo mudou. Ao derrotar a favorita Angelique Kerber por 2 sets a 1 (com parciais de 6-4, 4-6 e 6-1), a tenista de 22 anos tornou-se a primeira mulher de seu país a subir ao pódio. E logo com o ouro.

Mesmo tendo passado toda vida distante da terra natal — o pai de Monica foi trabalhar nos Estados Unidos quando ela era bebê e levou toda família —, a tenista se tornou uma das referências do esporte em Porto Rico. Negou-se a defender os Estados Unidos, o que a fez ganhar ainda mais simpatia dos porto-riquenhos. O oposto de Gigi Fernandez, que conquistou ouro nas duplas do tênis em Barcelona-1992, mas sob a bandeira americana.

Monica Puig conquistou a primeira medalha de ouro na história de Porto Rico na OlimpíadaEfe

"É incrível! Sei que meu país gosta de mim e dedico esta vitória a eles. Queria muito ganhar essa medalha para eles. Eu sempre fui 100% leal ao local onde nasci. Ainda tenho família em Porto Rico, é meu lugar favorito para ir. Sempre tive muito apoio e carinho de todos durante a minha carreira.

Neste sábado, Porto Rico parou para ver a partida histórica, segundo jornalistas do país que vibravam a cada ponto da ‘Pica Power’, como é conhecida Monica e que faz referência a ‘picar pedra’, que em Porto Rico significa algo como dar tudo de si, jogar com muita raça, não desistir nunca de uma jogada.

DEL POTRO X MURRAY DECIDEM NO MASCULINO

Após derrotar Novak Djokovic na estreia, Juan Martín del Potro desbancou Rafael Nadal na semifinal por 2 sets a 1 (5-7, 6-4 e 7-6) e vai encarar outra pedreira hoje. Seu adversário será o número 2 do mundo Andy Murray, que passou por Kei Nishikori por 2 sets a 0 (6/1 e 6/4). O britânico defende o título olímpico e pode conquistar o inédito bicampeonato.

Últimas de _legado_Olimpíada