Brasil confirma favoritismo e estreia com vitória no futebol de 5

Com a quadra lotada, seleção bateu Marrocos por 3 a 1, no Centro de Tênis

Por O Dia

Rio - Atual tricampeã paralímpica, a seleção brasileira de futebol de 5 confirmou o favoritismo e estreou com vitória nos Jogos Rio-2016. Depois de desperdiçar inúmeras chances na primeira etapa, inclusive duas penalidades com Ricardinho e Nonato, o Brasil contou com o talento individual de seus jogadores de ataque para vencer por 3 a 1 a seleção do Marrocos, no jogo que marcou a abertura do torneio paralímpico da modalidade.

Apesar do apoio da torcida, que praticamente lotou a quadra 1 do Centro de Tênis - onde os jogos de Futebol de 5 são realizados - e que ainda vai se acostumando a acompanhar o jogo da modalidade exclusiva para deficientes visuais, a bola brasileira parecia teimar em não entrar na etapa inicial. E com apenas duas finalizações no período, foi o Marrocos quem abriu o placar. Aos 13 minutos, o atacante Abderrazak Hattab ganhou a disputa com o zagueiro Cássio, girou o corpo e bateu no canto baixo, sem chances para o goleiro Luan. Ao longo do primeiro tempo o Brasil criou muitas chances, principalmente com o atacante Ricardinho, destaque da partida e que mostrou estar recuperado da lesão no ligamento do tornozelo que o afastou por um longo período e colocou em risco sua participação nos Jogos do Rio.

Mas foi apenas na etapa final que a bola, enfim, começou a balançar as redes marroquinas. Aos 5 minutos, Ricardinho fez jogada em diagonal pela esquerda e mandou no ângulo, sem chances para o goleiro Samir Bara. Cinco minutos depois, foi a vez de Jeffinho limpar a marcação no lado direito e bater cruzado para marcar o segundo gol. Logo na saída de bola, o Brasil recuperou a posse e Nonato tirou de dois marcadores para fazer o gol da vitória.

Após a partida, o técnico Fábio Vasconcelos analisou a atuação e considerou importante para a equipe um jogo difícil logo na estreia.

"O Marrocos era o adversário teoricamente menos complicado e fez uma boa partida, nos deu muito trabalho. É bom para mostrar que não teremos uma vida fácil ao longo do torneio. Uma vitória assim, superando as adversidades ao longo do jogo nos dá confiança para seguir e fazer um grande jogo contra a Turquia", comentou Fábio, que foi goleiro do Brasil nos três títulos paralímpicos (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012).

Destaque na vitória de hoje, o atacante Ricardinho creditou seu gol às orientações de Fábio e dedicou a vitória à torcida presente no Parque Olímpico.

"O nosso treinador indicou que a jogada em diagonal era a melhor para encarar a defesa deles. Graças a Deus pude fazer o gol e abrir o caminho para a nossa vitória. A nossa equipe toda jogou muito bem, criou muito. Temos que agradecer a torcida que veio, nos apoiou no momento do gol do Marrocos e nos empurrou para essa vitória", disse o camisa 10 e capitão do time.

O Brasil volta a jogar no domingo, às 16h, diante da Turquia, pela 2ª rodada do Grupo A do Torneio Paralímpico.

Reportagem de Antonio Júnior

Últimas de _legado_Paralimpíada