Brasil vence a China e vai à quarta final consecutiva no futebol de 5

Jefinho desequilibra o jogo, marca dois e garante o país na briga pelo ouro

Por O Dia

Rio - A seleção brasileira de futebol de 5 venceu por 2 a 1 a China e garantiu a vaga para disputar sua quarta final paralímpica da história. Favorito ao ouro e tricampeão da modalidade (Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012), o Brasil é o único país a participar de todas as finais paralímpicas da história do futebol de 5 - incluído na agenda dos Jogos há 12 anos.

Jefinho marcou os dois gols brasileirosCleber Mendes / MPIX / CPB

Prata em Pequim-2008 e apontada como um adversário compicado desde o começo da paralimpíada, a China apostou em uma forte marcação diante da equipe brasileira e fez uma partida bastante disputada. Foi a equipe asiática que abriu o placar, aos 14 da etapa inicial. Yanfeng Wang acertou um belo chute na cobrança de falta da intermediária e fez 1 a 0. O Brasil contou com o talento de Jefinho para empatar o jogo ainda na primeira etapa. Aos 20, ele recebeu na intermediária e driblou os quatro jogadores da equipe chinesa, concluindo no canto direito baixo do goleiro Huachu Xu, que nada pôde fazer.

Na segunda etapa, o jogo continuou bastante disputado e foi o Brasil que aproveitou melhor a oportunidade. Aos 5 minutos, Jefinho puxou o contra-ataque em velocidade e acertou um belo chute no ângulo, golaço. O Brasil seguiu criando chances e quase marcou em outras três oportunidades - uma com Jefinho e outras duas com Nonato - mas o jogo terminou mesmo em 2 a 1.

"Acho que esse é o melhor momento da minha carreira. Jogar para um público desse e ajudar o Brasil a ir para mais uma final de paralimpíada, eu considero que esse seja o auge da minha carreira", afirmou o camisa 7, emocionado após o fim da partida.

O adversário do Brasil na final será conhecido ainda nesta quinta-feira, no duelo entre Argentina e Irã. A final será disputada neste sábado, às 17h, na Quadra 1 do Centro Olímpico de Tênis, no Parque Olímpico.

Reportagem de Antonio Júnior

Últimas de _legado_Paralimpíada