Vasco: Projeto já sai do papel

Nova diretoria negocia para ter seus homens de confiança na gestão do departamento de futebol do clube

Por O Dia

Rio - Desde o dia 11 de novembro, quando ganhou as eleições, a nova diretoria do Vasco já se organizava nos bastidores para não haver problemas na transição de comando. Sem Roberto Dinamite no caminho, Eurico Miranda e seus aliados chegam dispostos a não perderem tempo e já começam a definir o futuro do Gigante. O departamento de futebol é a prioridade ainda em 2014 e dois nomes aparecem com força em São Januário para reforçarem o clube fora de campo: Paulo Angioni e Isaías Tinoco.

O primeiro, que deixou o Fluminense oficialmente na segunda-feira, chegaria para assumir o cargo ocupado por Rodrigo Caetano no comando do futebol profissional este ano. Já Isaías, que teve passagens pelo Flamengo e Guarani e esteve no clube no último mês para votar em Eurico, seria o homem forte das divisões de base. A confirmação da dupla, entretanto, deve acontecer apenas após o fim da Série A, na próxima semana.

O Vasco busca o acerto para, enfim, iniciar seu ciclo de reforços para o time da próxima temporada — 14 jogadores vão ter o contrato encerrado no fim do mês e muitos não devem continuar. O novo presidente, Eurico Miranda, e o seu vice-presidente de futebol, José Luis Moreira, estão negociando diretamente com a dupla.

Eurico já se movimenta para ter seus homens de confiança no futebol do VascoAndré Mourão

O Gigante, entretanto, não está disposto a oferecer salários exorbitantes ao profissional que chegar. Angioni, por exemplo, viria para receber menos que a metade do salário que ganhava no Fluminense, onde ocupou o cargo de diretor-executivo.

Em caso de acerto, uma das primeiras missões de Angioni será definir quem será o treinador ano que vem. No Vasco, já há quem garanta a saída de Joel Santana, que colocou o time de volta na Série A, mas não deve renovar. A diretoria estaria disposta a buscar no mercado um nome mais jovem e promissor.

Jogadores começam a se despedir do Gigante

O futuro ainda parece indefinido para muitos jogadores do Vasco. De férias, o grupo não sabe quem vai ser aproveitado pela nova diretoria e quem deve ser negociado. Alguns atletas, no entanto, já sabem onde vão atuar. Kléber Gladiador e Guilherme Biteco vão ser devolvidos ao Grêmio.

O desejo de contar com o apoiador uruguaio Maxi Rodríguez na próxima temporada foi por água abaixo. O jogador será reintegrado ao Tricolor Gaúcho, que gostou de suas atuações e resolveu dar uma segunda chance ao atleta, que tem 24 anos e em momento algum se firmou entre os titulares.