Se vencer o Flamengo, Vasco quebrará recorde do Expresso da Vitória

Cruzmaltino pode emplacar sétima vitória seguida em clássicos

Por O Dia

Rio - O futebol e as suas ironias. Quem diria que o mesmo time que faz a pior campanha da história do Vasco no Brasileirão está muito perto de um feito e tanto, que só o Expresso da Vitória, em 1947, havia conseguido. Não vale título nem fuga do rebaixamento, mas se o Gigante vencer o Flamengo nesta quarta-feira chegará a sete vitórias seguidas em clássicos cariocas. Será a primeira vez em 117 anos de fundação do clube e um combustível a mais em campo pelas oitavas da Copa do Brasil. O técnico Jorginho, entretanto, tenta manter a cautela e o respeito pelo adversário intactos.

Vasco pode quebrar recorde do Expresso da VitóriaCentro de Memória Vasco da Gama

“A gente procura não pensar nisso. Queremos vencer, mas a estatística, agora, é boa apenas para o torcedor”, minimizou.

Difícil imaginar que a equipe que tem o pior ataque e a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro seja também a que, desde 19 de abril, não toma conhecimento de seus principais rivais no Rio de Janeiro. Na semifinal do Carioca, a sequência começou com o 1 a 0 sobre o Flamengo. Depois, foram duas vitórias na decisão contra o Botafogo: 1 a 0 (em 26 de abril) e 2 a 1 (em 3 de maio).

Após o título estadual veio a má fase no Brasileirão, mas nem assim o Vasco poupou seus rivais. Contra o Flamengo, em Cuiabá, novo 1 a 0 (28 de junho). Em seguida, disputa de lado da arquibancada do Maracanã à parte, o Vasco bateu o Fluminense por 2 a 1 (19 julho). Faltava mais uma vitória para igualar a improvável marca e ela veio em novo duelo com o Flamengo, semana passada: 1 a 0.

Procurado pela reportagem do Ataque, o Centro de Memória do Vasco emitiu nota ressaltando o fato. “Nesta quarta-feira, o Maracanã pode presenciar a quebra de um recorde e a história sendo feita com a sétima vitória consecutiva do Vasco contra os seus maiores rivais no Rio de Janeiro. Qualquer equipe vascaína que alcance feitos semelhantes ao Expresso da Vitória merece destaque”, frisou.

Realmente não é tarefa das mais fáceis. Considerado um dos maiores esquadrões da história do futebol brasileiro, o time, apelidado de Expresso da Vitória, que jogou nas décadas de 40 e 50, revolucionou o esporte e conquistou diversos títulos (alguns deles de forma invicta), como o Sul-Americano de 1948 - equivalente, hoje, à Libertadores. Comandado por Barbosa, Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico, em 1947, o Vasco, assim como agora em 2015, foi campeão estadual e venceu seis clássicos consecutivos.

Série vitoriosa do Expresso da Vitória, em 1947

07/06 - Vasco 3x2 Fluminense
19/07 - Vasco 2x1 Flamengo
14/09 - Vasco 2x1 Flamengo
21/09 - Vasco 2x0 Botafogo
05/10 - Vasco 5x3 Fluminense
30/11 - Vasco 5x2 Flamengo