Ano novo, velha rotina no Vasco

Clube inicia 2016 sem grande reforço e com a ‘tradicional’ lei da mordaça da diretoria

Por O Dia

Rio - Se no ano passado a intenção era resgatar o respeito, o Vasco iniciará o projeto para voltar à elite do futebol brasileiro. Mas, na Colina, parece que nada mudou. Além das poucas contratações, os jogadores vão se reapresentar, em São Januário, sob a mesma filosofia autoritária de sua diretoria. Portões fechados, mistério, entrevistas proibidas e imprensa impedida de acompanhar as atividades.

Em 2015, por ordem do presidente Eurico Miranda, praticamente todos os treinamentos foram fechados, estratégia insuficiente para surpreender os adversários e livrar o Vasco do terceiro rebaixamento em oito anos no Brasileiro. Em 2016, os dirigentes querem manter a “discrição”. O elenco se reapresentará sem grandes novidades. A maior delas, aliás, já tem treinado na Colina.

Jorginho terá a missão de reconduzir o Vasco para a elite do futebol brasileiroPaulo Fernandes / Vasco.com.br / Divulgação

Lateral-direito, ex-Paysandu, Yago Pikachu vestiu a camisa do Vasco e não esconde a ansiedade para poder ajudar seus novos companheiros. “Nossa maior meta para essa temporada é trazer o Vasco à elite do futebol brasileiro e temos plenas condições disso. Ainda tem a Copa do Brasil, que é muito difícil, com grandes equipes”, disse Pikachu ao site oficial do Vasco.

LEIA MAIS: Notícias, contratações e bastidores: confira o dia a dia do Vasco

O jogador, que marcou 19 gols em 2015 — mais que Rafael Silva, artilheiro do Vasco, com 11 gols —, se colocou à disposição do técnico Jorginho para melhorar o rendimento do ataque. “Quero ajudar bastante, batendo faltas e pênaltis. Tenho certeza de que chegaremos o mais longe possível e traremos esses títulos”, completou.

Além de Yago Pikachu, o Vasco também deve promover alguns jovens da base como o goleiro Gabriel Félix, o zagueiro Kadu Fernandes, o meia Andrey e o atacante Evander para reforçar o elenco.

Exames e exercícios antes de viagem

Embora a diretoria do Vasco proíba a participação da imprensa na reapresentação do elenco após as férias, em São Januário a comissão técnica do Gigante já fez o planejamento da pré-temporada. A delegação ficará no Rio até segunda-feira e partirá para Pinheiral depois.

Para hoje estão programados uma bateria de exames e atividades físicas para a avaliação dos profissionais do clube. O técnico Jorginho e seus auxiliares se reuniram ontem em São Januário para definir os últimos detalhes da preparação do grupo.