Vasco busca vitória para ter tranquilidade

No centésimo jogo na Série B, Gigante pega o Oeste hoje, em São Januário

Por O Dia

Rio - A marca não é para se comemorar. Quando entrar em campo neste sábado, às 16h30, em São Januário, o Vasco completará diante do Oeste o centésimo jogo pela Série B. Entre as lições de 2009 e os erros repetidos para disputar em 2014 e 2016, o Cruzmaltino tenta se reerguer mais uma vez, sabendo que um retorno fácil à elite pode se complicar com novo tropeço.

Em sua terceira Série B, o Vasco tinha tudo para navegar em águas calmas. Diferentemente de 2009 e 2014, a base para este ano foi mantida, com jogadores experientes e conhecidos. A grande diferença, entretanto, foi o apoio do torcedor. Desta vez o vascaíno, talvez cansado das quedas de um gigante, não abraçou a equipe: em 11 jogos em casa, a média é de apenas 5.722 presentes, sendo que o melhor público (9.022 contra o Sampaio Corrêa) foi em Cariacica, no Espírito Santo.

Júnior Dutra ganha uma chance como titular no Vasco contra o OestePaulo Fernandes/Vasco.com.br/Divulgação

“É um aprendizado. Aconteceu de as equipes não se encontrarem (nos rebaixamentos), mas não é uma marca para dar relevância. O importante é que estamos em um bom caminho. O Vasco tem que ser campeão, montou equipe para isso. Não há a menor hipótese de permanecermos na Série B”, disse Jorginho.

Campeão em 2009 e terceiro em 2014, sofrendo até o fim para subir, o Vasco vinha com a sua melhor campanha, com a liderança desde a primeira rodada. Mas a má fase (cinco jogos sem vencer na Série B), fez o time voltar à realidade. Ultrapassado por Atlético-GO, o Cruzmaltino volta ao primeiro lugar com um empate. Mas, com o grande jejum, todos querem a vitória para tirar a pressão e, por isso, Jorginho confirmou Junior Dutra como terceiro atacante.