Por diana.dantas

Se é verdade que em toda crise há oportunidades, os analistas Flavio Conde e Pedro Galdi foram atrás da sua. Juntos, acabam de inaugurar o blog WhatsCall, que por sua vez dará origem em breve a um site que logo mais, se transformará numa empresa de consultoria em compra e venda de ações.

Com a desaceleração econômica e a baixa das ações na Bolsa, muitas corretoras viram suas receitas minguarem e passaram a cortar departamentos como o de “research”, ou pesquisa - aqueles que contam com analistas encarregados de analisar empresas, fazer projeções e recomendar a compra ou venda de ações. Foi o que duas delas, Gradual e SLW, fizeram recentemente. Conde saiu da primeira e Galdi, da segunda.

“As corretoras vão continuar precisando de análises de ações e empresas para orientar seus clientes”, diz Galdi, que vê na prestação dos seus serviços para essas instituições o principal negócio. Para eles, na medida em que mais corretoras deixem de fazer pesquisas e recomendações “em casa”, terão de contratar serviços terceirizados. Clientes institucionais, como fundos de pensão, e mesmo pessoas físicas, também estão no radar dos sócios. Além de relatórios e “conference calls” com investidores, eles pretendem oferecer “pacotes” de serviços combinando algumas opções.

A proposta dos sócios é oferecer um serviço independente e digital. Hoje, existem poucas casas que fazem research independente -e, segundo eles, apenas a Empiricus faz no modelo digital e simplificado, com recomendações de curto prazo e palatáveis - exatamente o modelo que eles agora querem seguir.

“Nossa diferença em relação ao time da Empiricus é a senioridade”, diz Conde, do alto dos seus quase 30 anos de profissão. “Nunca caímos na conversa da OGX”, orgulha-se.
A Empiricus foi fundada em 2009 por Caio Mesquita, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden. Hoje,a Empiricus envia newsletters diárias a mais de 400 mil emails que solicitaram o recebimento de conteúdo gratuito.

Os sócios defendem que a profissão de analista não está em extinção, apenas a oferta de emprego diminuiu: “Mas a profissão é indispensável, nenhum assessor ou corretora pode recomendar compra e venda de ações aos clientes, é preciso ter analistas certificado com CNPI”, lembra Galdi.

Conde acredita que a importância de ser independente está em poder ajudar mais o cliente, pois, segundo ele, corretoras ligadas a bancos às vezes tem interesses que impedem recomendações realistas.

O blog que Galdi e Conde colocaram no ar tem acesso gratuito às recomendações, mas conforme for crescendo — a meta é ter cinco analistas escrevendo diariamente sobre 120 empresas — em algum momento a dupla vai encerrar o blog e deixar apenas chamadas. “Estamos negociando alguns apoiadores para o blog, como entidades de classe, além de anunciantes”, diz Conde.

Para começar, Galdi e Conde vão dividir o acompanhamento de 50 a 60 empresas. “Outro diferencial é a nossa agilidade, sem a lentidão das corretoras nem as amarras dos bancos de investimento”, diz Galdi. “Lopes Filho e Técnica são outras consultorias de pesquisa independentes, mas antigas e tradicionais, criadas com outro modelo, e mais focadas em clientes institucionais; com essa proposta mais moderna, com plataforma digital, blog e recomendações de curto prazo, mais sucintas, só a Empiricus e agora nós”, diz Conde. Os especialistas ainda não sabem se outros profissionais seguirão seus passos, mas estão confiantes no futuro.

Você pode gostar