Tira dúvidas IR 2014 - Ações na Bolsa

Quem responde aos leitores são os consultores do Sescon-Rio, Lúcio Fernandes e Renato Mansur

Por O Dia

Faço investimento em ações na Bolsa de Valores, tendo, no último ano, obtido ganhos mediamente expressivos. Como estes valores vão ser incluídos na declaração?

Sobre todas as operações na Bolsa de Valores você paga o Imposto de Renda e estes ganhos devem ser calculados através de cinco etapas: 1ª: você deve apurar os resultados de cada operação. Após encerrada uma posição (seja vendida ou comprada) você deverá apurar quanto obteve de lucro ou prejuízo, já descontando seus custos operacionais (corretagens e taxas). Para isso você deve utilizar o conceito de preço médio de compra das ações em sua carteira. Ao final desta etapa, você deverá ter claro quanto foi o seu resultado em cada uma das operações que realizou durante aquele mês.

2ª: Separar operações Day Trade e Operações Normais: A Receita definiu uma tributação diferente para o imposto de renda em day trade (compra e venda no mesmo dia) e o imposto de renda em operações normais (compra e venda em datas diferentes). Por isso, você deve separar suas operações nestes dois grupos, e somar os resultados obtidos em cada um destes tipos de operações. Vale lembrar que uma operação é considerada day trade mesmo quando a venda é feita antes da compra no mesmo dia.

3ª: Descontar seus Prejuízos: caso você tenha prejuízos acumulados em meses anteriores, poderá deduzi-los de seu lucro atual, de modo que o imposto será cobrado sobre uma base menor.

4ª: Encontrar o Imposto de Renda devido: sobre o saldo positivo que encontrou em cada tipo de operação, você deverá aplicar as alíquotas vigentes do imposto de renda em ações.

5ª: Descontar o IRRF: do valor encontrado na etapa anterior, você ainda deverá deduzir o imposto de renda retido na fonte (IRRF) pela sua Corretora de Valores, incluindo os de meses anteriores que ainda não foram abatidos. O resultado já será o imposto de renda em ações e que você deverá recolher, por meio do pagamento da DARF. Você tem até o último dia útil do mês seguinte para recolher o imposto. A Calculadora de IR do Bússola do Investidor já gera sua DARF preenchida e pronta para pagamento, no entanto você também pode gerar DARFs diretamente no site da Receita Federal após preencher os campos devidos.

Últimas de _legado_Notícia